Canal de comunicação com os leitores:

Este blog foi criado em 02 de dezembro de 2009,
como suporte aos meus alunos, contudo, estou aposentada desde 10 de março de 2012, sem atividade de ensino, não tendo mais interesse de desenvolver alguns assuntos aqui postados. Continuo com o blog porque hoje está com > 237.000 visitantes de diversos lugares do mundo. Bem-vindo ao nosso ambiente virtual. Retorne com comentários e perguntas: lucitojal@gmail.com.
http://www.facebook.com/luci.tojaleseara

Tenho 17 vídeos no youtube: lucitojaleseara.

São muitas as postagens, cerca de 400, veja a lista de marcadores no lado direito do blog.

Falo sobre composição, valor nutritivo dos alimentos e biodisponibilidade dos nutrientes. Interações entre nutrientes: reação de Maillard e outras reações com proteínas, principalmente AGEs (Advanced Glycation End Products) e a relação desses compostos com as doenças crônicas: Diabetes, Alzheimer, câncer, doenças cardiovasculares entre outras. Atualmente, dedico-me mais ao conhecimento dos AGEs (glicação das proteínas dos alimentos e in vivo).

"Os AGEs (produtos de glicação) atacam praticamente todas as partes do corpo. É como se tivéssemos uma infecção de baixo grau, tendendo a agravar as células do sistema imunológico. O caminho com menos AGEs; escapa da epidemiologia dos excessos de alimentação" disse Vlassara. http://theage-lessway.com/

ATENÇÃO: A sigla AGEs não significa ácidos graxos essenciais.

Consulte também o http://lucitojalseara.blogspot.com/ Alimentos: Produtos da glicação avançada (AGEs) e Doenças crônicas.

domingo, 13 de junho de 2010

227- Genisteína da soja e linfoma

McCal JL; Burich RA; Mack PC. GCP, a genistein-rich compound, inhibits proliferation and induces apoptosis in lymphoma cell lines. Leukemia Research. 2010;34:69–76.

Polissacarídeo Genisteina Combinado (GPC), derivados de extrato de soja, é um composto de isoflavonas deglicosilada como a genisteína e daidzeína. Devido a sua mínima toxicidade, aumento de biodisponibilidade e eficácia in vitro, GCP podem ter utilidade clínica no tratamento de pacientes com linfoma. Os principais componentes da soja incluem a genisteína isoflavonas,daidzeína, gliciteína, coumestrol, formononetina e biochanina A; destas a genisteína, é a mais prevalente e melhor caracterizada. É um conhecido inibidor da quinase da tirosina e tem demonstrado efeitos múltiplos no sinal intracelular das vias de transdução. Park et al. mostraram que a genisteína induz a apoptose em linfoma de grandes células anaplásico de uma maneira tempo e dose-dependente. As isoflavonas presentes na soja são geralmente conjugadas com açúcares. Isoflavonas glicosiladas não são facilmente absorvidos pelo intestino, levando a biodisponibilidade pobres. A glicosidase, produzido pelos cogumelos, converte as isoflavonas glicosiladas na biologicamente formas ativas deglicosilada. Em resumo, descobrimos que o tratamento de linhas de células do linfoma com o BPC leva à inibição significativa da proliferação celular e parada do ciclo. O mecanismo (s) pelo GCP, que inibe a proliferação e induz a apoptose ainda não está claramente definida.
Utilizando doses possíveis em pacientes humanos, determinou-se que o GPC, como um único agente, tem significativa atividade in vitro contra células de câncer de origem linfóide. Esta é uma descoberta significativa em Instituto Nacional do Câncer e outras agências estão enfatizando a utilização de modelos animais de grande porte, em vez de modelos murinos. Estes estudos, que investigam segurança e toxicidade do GCP, podem produzir provas para justificar o desenvolvimento para o tratamento de humanos linfoma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário