Costumava-se acreditar que os idosos tinham níveis mais altos de AGEs.
Contudo, nas últimas décadas os cientistas notaram que estamos acostumados a alimentos industrializados, manufaturados, ricos em AGEs.
Então, agora os níveis de AGEs podem ser demasiadamente elevados, mesmo no sangue de pessoas saudáveis jovens, pois reflete o consumo de alimentos mais ricos em AGEs, devido a escolha de alimentos mais "gostosos".
Não admira que as pessoas mais jovens tornam-se mais diabéticas atualmente. Os níveis sanguíneos elevados de AGEs caminham, lado a lado, com sinais de inflamação, mesmo em pessoas "saudáveis", detectáveis apenas por testes especiais, como a PCR (proteína C-reativa), TNF-alfa ou interleucina 6.
Todos estes indicadores foram conhecidos por indicar uma tendência para o desenvolvimento de diabetes ou doença cardíaca. Nós sabemos agora que estas doenças podem ser desencadeadas por AGEs alimentares.
AGEs oxidantes são os "irritantes" e a inflamação é a resposta do corpo a eles: uma resposta em sua maioria silenciosa, que pode ameaçar a nossa saúde.
É por isso que AGEs elevado nas artérias são reconhecidos como fatores de risco para a doença, assim como a glicemia alta ou níveis de colesterol.
http://theage-lessway.com/