Canal de comunicação com os leitores:

Este blog foi criado em 02 de dezembro de 2009,
como suporte aos meus alunos, contudo, estou aposentada desde 10 de março de 2012, sem atividade de ensino, não tendo mais interesse de desenvolver alguns assuntos aqui postados. Continuo com o blog porque hoje está com > 237.000 visitantes de diversos lugares do mundo. Bem-vindo ao nosso ambiente virtual. Retorne com comentários e perguntas: lucitojal@gmail.com.
http://www.facebook.com/luci.tojaleseara

Tenho 17 vídeos no youtube: lucitojaleseara.

São muitas as postagens, cerca de 400, veja a lista de marcadores no lado direito do blog.

Falo sobre composição, valor nutritivo dos alimentos e biodisponibilidade dos nutrientes. Interações entre nutrientes: reação de Maillard e outras reações com proteínas, principalmente AGEs (Advanced Glycation End Products) e a relação desses compostos com as doenças crônicas: Diabetes, Alzheimer, câncer, doenças cardiovasculares entre outras. Atualmente, dedico-me mais ao conhecimento dos AGEs (glicação das proteínas dos alimentos e in vivo).

"Os AGEs (produtos de glicação) atacam praticamente todas as partes do corpo. É como se tivéssemos uma infecção de baixo grau, tendendo a agravar as células do sistema imunológico. O caminho com menos AGEs; escapa da epidemiologia dos excessos de alimentação" disse Vlassara. http://theage-lessway.com/

ATENÇÃO: A sigla AGEs não significa ácidos graxos essenciais.

Consulte também o http://lucitojalseara.blogspot.com/ Alimentos: Produtos da glicação avançada (AGEs) e Doenças crônicas.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

AGEs

 junho 2013, 48 (6) :549-56. doi: 10.1016/j.exger.2013.03.005. Epub 2013 Mar 24.

Eliminação hepática de produtos avançados de glicação durante a maturação e envelhecimento.

Fonte

Departamento de Biologia Médica da Universidade de Tromsø, Tromsø, Noruega. d.svistounov @ gmail.com

Abstrato

O envelhecimento é caracterizado pela perda progressiva das funções metabólicas e bioquímicas e acúmulo de subprodutos metabólicos, incluindo produtos de glicação avançada (AGEs), que são observados em várias condições patológicas. Um certo número de macromoléculas de resíduos, incluindo idade são tomadas a partir da circulação por endocitose principalmente em células endoteliais hepáticas sinusoidais (LSECs) e células de Kupffer (KCS). No entanto, ainda AGEs acumulam em diferentes tecidos com o envelhecimento, apesar da presença deste mecanismo de depuração. O objetivo do presente estudo foi determinar se a eficiência de LSECs e KCS para eliminação de AGEs alterações devido ao envelhecimento.
A remoção do AGE-PD a partir das células do fígado limpador é um processo muito lento que muda com a idade. A capacidade destas células para dispor de AGEs declina depois da puberdade. Diminuição da eficiência de remoção de AGE no início da vida podem levar à acumulação de AGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário