Canal de comunicação com os leitores:

Este blog foi criado em 02 de dezembro de 2009,
como suporte aos meus alunos, contudo, estou aposentada desde 10 de março de 2012, sem atividade de ensino, não tendo mais interesse de desenvolver alguns assuntos aqui postados. Continuo com o blog porque hoje está com > 237.000 visitantes de diversos lugares do mundo. Bem-vindo ao nosso ambiente virtual. Retorne com comentários e perguntas: lucitojal@gmail.com.
http://www.facebook.com/luci.tojaleseara

Tenho 17 vídeos no youtube: lucitojaleseara.

São muitas as postagens, cerca de 400, veja a lista de marcadores no lado direito do blog.

Falo sobre composição, valor nutritivo dos alimentos e biodisponibilidade dos nutrientes. Interações entre nutrientes: reação de Maillard e outras reações com proteínas, principalmente AGEs (Advanced Glycation End Products) e a relação desses compostos com as doenças crônicas: Diabetes, Alzheimer, câncer, doenças cardiovasculares entre outras. Atualmente, dedico-me mais ao conhecimento dos AGEs (glicação das proteínas dos alimentos e in vivo).

"Os AGEs (produtos de glicação) atacam praticamente todas as partes do corpo. É como se tivéssemos uma infecção de baixo grau, tendendo a agravar as células do sistema imunológico. O caminho com menos AGEs; escapa da epidemiologia dos excessos de alimentação" disse Vlassara. http://theage-lessway.com/

ATENÇÃO: A sigla AGEs não significa ácidos graxos essenciais.

Consulte também o http://lucitojalseara.blogspot.com/ Alimentos: Produtos da glicação avançada (AGEs) e Doenças crônicas.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

126- Ovos- Propriedades das proteínas da clara de ovo

Ovalbumina é uma fosfoglicoproteina.
Funcionalmente, a ovalbumina é importante para as propriedades de gelificação, espuma e emulsificação de clara de ovo.
Peptídeos ovalbumina têm sido usados para melhorar a resposta imune para o câncer, imunoterapia.

Lisozima, exerce uma atividade bacteriolitica por hidrólise.
Junto com numerosos aplicações como um agente antimicrobiano de alimentos, lisozima foi adicionada a produtos que trata de cuidados com a saúde oral, tais como creme dental, enxaguatório bucal e chicletes para proteger contra-periodontes, evitar infecções na mucosa oral causada por bactérias.

Ovotransferrina é uma glicoproteína, pertencente à família das transferrina, um grupo de proteínas de ligação do ferro amplamente distribuído em vários fluidos biológicos, que tem a capacidade de ligar reversivelmente dois íons de ferro por molécula.

Ovomucóide é uma glicoproteína, dispostos em três domínios que são cruzadas por pontes dissulfeto. É relativamente resistente ao tratamento pelo calor ou as enzimas digestivas, e é esta estabilidade que resultou na sua capacidade alergênica.
Ovomucóide também é um dos inibidores de proteases, localizada na clara, pertencente ao grupo das serina proteinase, inibidores de tripsina.

Avidina é uma glicoproteína que complexa a biotina, vitamina solúvel em água. A única característica desta ligação é a força e especificidade da formação do complexo avidina-biotina, formadas quando avidina liga-se quatro moléculas de biotina.
A Avidina tem sido utilizado no tratamento do câncer, para localizar e imagens de células cancerosas e drogas-alvo pré-tumores.

Ovomucina
Demonstrou actividade antiviral contra o vírus da doença de Newcastle, bovinos rotavírus e vírus da gripe humana in vitro. Ovomucina peptídeos também podem agir como imunomoduladores.
Finalmente, ovomucina foi encontrado para inibir a absorção do colesterol in vitro pelo Caco, células e reduzir o colesterol sérico em ratos. Resultados de ação hipocolesterolemiante

Cistatina contém duas pontes de dissulfeto, mas nenhum carboidrato.
Inibe cistina proteinases, incluindo ficina, papaína e as catepsinas.

Ovomacroglobulina (ovostatina)é uma glicoproteína composta por quatro subunidades se uniram em pares por pontes dissulfeto. Tem demonstrado atividade inibidora de amplo espectro contra vários tipos de proteases, incluindo proteases de serina, cisteína proteases, tioproteases e metaloproteases. Ovomacroglobulin também foi encontrado para aumentar cicatrização periodontal em ratos, através da aceleração de crescimento de fibroblastos, deposição de colágeno, e formação de capilares no tecido.

Ovoinhibitor
Ovoinhibitor, como ovomucóide, é um inibidor de protease de serina, inibindo enzimas tais como tripsina, quimotripsina e elastase, bem como várias bactérias e fungos proteinases.
Verificou-se a impedir o desenvolvimento da gastroenterite por rotavírus em modelo do rato de infecção por rotavírus, e para inibir a formação de espécies ativas de oxigênio por leucócitos polimorfonucleares humanos, que estão associados com doenças inflamatórias, mutagenicidade e carcinogenicidade.
Também tem sido usado para estudar os modelos de artrite auto-imune em ratos.
Inibidores de Proteinase, portanto, como os da clara de ovo, possuem um potencial significado para a tratamento e prevenção de doenças mediadas por proteinases.

Nenhum comentário:

Postar um comentário