Canal de comunicação com os leitores:

Este blog foi criado em 02 de dezembro de 2009,
como suporte aos meus alunos, contudo, estou aposentada desde 10 de março de 2012, sem atividade de ensino, não tendo mais interesse de desenvolver alguns assuntos aqui postados. Continuo com o blog porque hoje está com > 237.000 visitantes de diversos lugares do mundo. Bem-vindo ao nosso ambiente virtual. Retorne com comentários e perguntas: lucitojal@gmail.com.
http://www.facebook.com/luci.tojaleseara

Tenho 17 vídeos no youtube: lucitojaleseara.

São muitas as postagens, cerca de 400, veja a lista de marcadores no lado direito do blog.

Falo sobre composição, valor nutritivo dos alimentos e biodisponibilidade dos nutrientes. Interações entre nutrientes: reação de Maillard e outras reações com proteínas, principalmente AGEs (Advanced Glycation End Products) e a relação desses compostos com as doenças crônicas: Diabetes, Alzheimer, câncer, doenças cardiovasculares entre outras. Atualmente, dedico-me mais ao conhecimento dos AGEs (glicação das proteínas dos alimentos e in vivo).

"Os AGEs (produtos de glicação) atacam praticamente todas as partes do corpo. É como se tivéssemos uma infecção de baixo grau, tendendo a agravar as células do sistema imunológico. O caminho com menos AGEs; escapa da epidemiologia dos excessos de alimentação" disse Vlassara. http://theage-lessway.com/

ATENÇÃO: A sigla AGEs não significa ácidos graxos essenciais.

Consulte também o http://lucitojalseara.blogspot.com/ Alimentos: Produtos da glicação avançada (AGEs) e Doenças crônicas.

sábado, 17 de abril de 2010

91- Queijo Fundido - Biodisponibilidade de Lisina e Metionina - (Autor: Luci Tojal e Seara)

SEARA, L.T. e, AXIOTES, V.L.G., QUEIJO FUNDIDO: BIODISPONIBILIDADE DE AMINOÁCIDOS- LISINA E METIONINA. CONGRESSO NACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, 4. São Paulo, 1996.

Trabalho realizado na Faculdade de Nutrição /UFAL e Departamento de Nutrição/CCS/UFPE. Maceió, Al.
As diferentes condições de tempo, temperatura, pH, presença de oxigênio, atividade de água e compostos utilizados no processamento dos diversos tipos de queijo, propicia as reações cruzadas entre os aminoácidos, acarretando diminuição da biodisponibilidade destes e formação de substâncias antinutricionais. O queijo fundido pode ter como matéria prima, queijos que não alcançam a classificação ou são julgados impróprios para o consumo. Retirada a camada superficial, a matéria prima é submetida a trituração, adição de sais fundentes (2,5%) e cozimento (90°C/1 h), enformagem, resfriamento (5°C/20 h) e embalagem(Cry-o-vac). Para avaliar a biodisponibilidade de lisina e metionina no queijo fundido, foram analisados seis amostras de queijos (fundido, prato, coalho e requeijão do norte), produzidas em indústrias sob Inspeção Federal do Ministério da Agricultura e Reforma Agrária. Controlados através de análises microbiológicas e de micotoxinas; o queijo fundido apresentou resultados compatíveis com a legislação, demonstrando que a temperatura e o tempo de aquecimento, foram suficientes para reduzir a carga microbiana. Os danos causados às proteínas, pelo processamento, foram observados através das perdas de lisina, por sua importância nutricional e ser o aminoácido mais danificado no processamento e estocagem dos alimentos e através das perdas de metionina, por ser limitante na caseína. A lisina disponível, foi determinada pela Reação de Sanger, baseada na reação do grupo épsilon-aminico da lisina com 1-fluoro-2,4, dinitrobenzeno (FDNB), e a Metionina disponível, baseada na reação com o nitroprussiato de sódio, segundo McCarthy e Sullivan, modificado por Tannembaum e cols. As amostras foram, previamente, desengorduradas com éter de petróleo, secas à 40°C e trituradas a 200 meshes. Os resultados referem-se às médias de três determinações. Dos resultados obtidos, os teores de lisina e metionina disponíveis, em g/g de N, foram respectivamente, para o queijo fundido: 0,30 ± 0,03 e 0,16 ± 0,01; para o queijo coalho: 0,57 ± 0,04 e 0,20 ± 0,01; para o queijo prato: 0,55 ± 0,04 e 0,19 ± 0,01; para o requeijão do norte: 0,52 ± 0,04 e 0,18± 0,01. No queijo de coalho, os teores de lisina e metionina estão dentro dos referidos pela FAO. Para verificar a existência ou não de diferenças significativas entre as amostras, foi efetuada a análise de variância (p<0,001)>

QUEIJO FUNDIDO - BIODISPONIBILIDADE DE AMINOÁCIDOS- LISINA E METIONINA
SEARA, L. T. e, AXIOTES, V. L. G.
Departamento de Nutrição /CSAU/UFAL e Departamento de Nutrição/CCS/UFPE.

INTRODUÇÃO
As diferentes condições de tempo, temperatura, pH, presença de oxigênio, atividade de água e compostos utilizados no processamento dos diversos tipos de queijo, propicia as reações cruzadas entre os aminoácidos, acarretando diminuição da biodisponibilidade destes e formação de substâncias antinutricionais.
O queijo fundido pode ter como matéria prima, queijos que não alcançam a classificação ou são julgados impróprios para o consumo. Retirada a camada superficial, a matéria prima é submetida a trituração, adição de sais fundentes (2,5%) e cozimento (90°C/1 h), enformagem, resfriamento (5°C/20 h) e embalagem(Cry-o-vac).

OBJETIVO
Avaliar a biodisponibilidade de lisina e metionina no queijo fundido.

MATERIAL E MÉTODOS
Foram analisados seis amostras de queijos (fundido, prato, coalho e requeijão do norte), produzidas em indústrias sob Inspeção Federal do Ministério da Agricultura e Reforma Agrária.
A lisina disponível, foi determinada pela Reação de Sanger, baseada na reação do grupo épsilon-aminico da lisina com 1-fluoro-2,4, dinitrobenzeno (FDNB), e a Metionina disponível, baseada na reação com o nitroprussiato de sódio, segundo McCarthy e Sullivan, modificado por Tannembaum e cols.
As amostras foram, previamente, desengorduradas com éter de petróleo, secas à 40°C e trituradas a 200 meshes.
Para verificar a existência ou não de diferenças significativas entre as amostras, foi efetuada a análise de variância (p<0,001)>

RESULTADOS
Controlados através de análises microbiológicas e de micotoxinas; o queijo fundido apresentou resultados compatíveis com a legislação, demonstrando que a temperatura e o tempo de aquecimento, foram suficientes para reduzir a carga microbiana.
Os danos causados às proteínas, pelo processamento, foram observados através das perdas de lisina, por sua importância nutricional e ser o aminoácido mais danificado no processamento e estocagem dos alimentos e através das perdas de metionina, por ser limitante na caseína.
Os resultados referem-se às médias de três determinações. Dos resultados obtidos, os teores de lisina e metionina disponíveis, em g/g de N, foram respectivamente,
para o queijo fundido: 0,30 ± 0,03 e 0,16 ± 0,01;
para o queijo coalho: 0,57 ± 0,04 e 0,20 ± 0,01;
para o queijo prato: 0,55 ± 0,04 e 0,19 ± 0,01;
para o requeijão do norte: 0,52 ± 0,04 e 0,18± 0,01.
No queijo de coalho, os teores de lisina e metionina estão dentro dos referidos pela FAO.

Na comparação entre os queijos:

prato x fundido, p<0,001 em relação a lisina e p< 0,01 em relação a metionina;

entre os queijos: coalho x fundido, para ambos, lisina e metionina, p< 0,001;

entre os queijos: requeijão do norte x fundido com p< 0,001 para lisina e não significativo para metionina.

CONCLUSÃO
A adição dos sais emulsificantes parece favorecer a perda de lisina.
O queijo fundido mostrou-se inferior aos demais tipos de queijos estudados, apresentando menor biodisponibilidade de lisina e metionina.

Apresentado e publicado nos anais do IV CONGRESSO NACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO- 1996

Nenhum comentário:

Postar um comentário