Canal de comunicação com os leitores:

Este blog foi criado em 02 de dezembro de 2009,
como suporte aos meus alunos, contudo, estou aposentada desde 10 de março de 2012, sem atividade de ensino, não tendo mais interesse de desenvolver alguns assuntos aqui postados. Continuo com o blog porque hoje está com > 237.000 visitantes de diversos lugares do mundo. Bem-vindo ao nosso ambiente virtual. Retorne com comentários e perguntas: lucitojal@gmail.com.
http://www.facebook.com/luci.tojaleseara

Tenho 17 vídeos no youtube: lucitojaleseara.

São muitas as postagens, cerca de 400, veja a lista de marcadores no lado direito do blog.

Falo sobre composição, valor nutritivo dos alimentos e biodisponibilidade dos nutrientes. Interações entre nutrientes: reação de Maillard e outras reações com proteínas, principalmente AGEs (Advanced Glycation End Products) e a relação desses compostos com as doenças crônicas: Diabetes, Alzheimer, câncer, doenças cardiovasculares entre outras. Atualmente, dedico-me mais ao conhecimento dos AGEs (glicação das proteínas dos alimentos e in vivo).

"Os AGEs (produtos de glicação) atacam praticamente todas as partes do corpo. É como se tivéssemos uma infecção de baixo grau, tendendo a agravar as células do sistema imunológico. O caminho com menos AGEs; escapa da epidemiologia dos excessos de alimentação" disse Vlassara. http://theage-lessway.com/

ATENÇÃO: A sigla AGEs não significa ácidos graxos essenciais.

Consulte também o http://lucitojalseara.blogspot.com/ Alimentos: Produtos da glicação avançada (AGEs) e Doenças crônicas.

sábado, 24 de abril de 2010

114- Ovo de galinha

Peso e percentual dos constituintes do ovo de galinha:
O peso médio de um ovo varia entre 45 a 70 g, média 57 g; 30% deste peso é representado pela gema e 58 a 60 % pela clara e 10 a 12% da casca.

A coloração é típica da raça, ou seja, é determinada pela herança genética da ave.
A cor da casca varia do branco ao marrom escuro e a pigmentação se deve à presença de porfirinas.
Contrário à crença popular, a cor da casca do ovo não tem relação alguma com a qualidade comestível ou valor nutritivo do ovo. (HAWTHORN, 1983).

Numerosas atividades biológicas estão associadas com componentes de ovo, incluindo atividade antibacteriana e antiviral, atividade imunomodulatória, e atividade anti-câncer, indicando a importância de ovos e componentes de ovo em saúde humana, e prevenção de doença e tratamento.
O potencial de alguns destes componentes biologicamente ativos já foi compreendido, incluindo lisozima da clara e avidina, e Imunoglobulina (Ig) Y da gema e lecitina, que atualmente são produzidas numa escala industrial, e estiveram relacionadas a prevenção e tratamento de várias condições médicas.
Fonte: Yoshinori Mine and Jennifer Kovacs-Nolan Journal of Poultry Science, 41:1-29, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário