Canal de comunicação com os leitores:

Este blog foi criado em 02 de dezembro de 2009,
como suporte aos meus alunos, contudo, estou aposentada desde 10 de março de 2012, sem atividade de ensino, não tendo mais interesse de desenvolver alguns assuntos aqui postados. Continuo com o blog porque hoje está com > 237.000 visitantes de diversos lugares do mundo. Bem-vindo ao nosso ambiente virtual. Retorne com comentários e perguntas: lucitojal@gmail.com.
http://www.facebook.com/luci.tojaleseara

Tenho 17 vídeos no youtube: lucitojaleseara.

São muitas as postagens, cerca de 400, veja a lista de marcadores no lado direito do blog.

Falo sobre composição, valor nutritivo dos alimentos e biodisponibilidade dos nutrientes. Interações entre nutrientes: reação de Maillard e outras reações com proteínas, principalmente AGEs (Advanced Glycation End Products) e a relação desses compostos com as doenças crônicas: Diabetes, Alzheimer, câncer, doenças cardiovasculares entre outras. Atualmente, dedico-me mais ao conhecimento dos AGEs (glicação das proteínas dos alimentos e in vivo).

"Os AGEs (produtos de glicação) atacam praticamente todas as partes do corpo. É como se tivéssemos uma infecção de baixo grau, tendendo a agravar as células do sistema imunológico. O caminho com menos AGEs; escapa da epidemiologia dos excessos de alimentação" disse Vlassara. http://theage-lessway.com/

ATENÇÃO: A sigla AGEs não significa ácidos graxos essenciais.

Consulte também o http://lucitojalseara.blogspot.com/ Alimentos: Produtos da glicação avançada (AGEs) e Doenças crônicas.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

73- LISINOALANINA

A formação de lisinoalanina representa um marcador de danos protéicos, com diminuição do aproveitamento biológico dos aminoácidos envolvidos e da cadeia de aminoácidos que está ligada a lisinoalanina. Pode ser um marcador da presença ou não de proteína em um material alimentar submetida a tratamento térmico. Em certas linhagens de ratos, causa danos nos rins - nefrocitomegalia e cariomegalia.
FORMAÇÃO DE LISINOALANINA
A exposição de proteínas alimentares a certas condições de processamento induz duas mudanças químicas importantes:
racemização de todos L-aminoácidos a D-isómeros e
formação simultânea de ligação cruzada de aminoácidos tal como lisinoalanina
RACEMIZAÇÃO
A extensão de racemização de resíduos de L- aminoácidos a seu D- isômeros em alimentos protéicos aumenta com o alimento e outras proteínas é dependente do pH- , tempo , e temperatura.
O Racemização prejudica a digestibilidade e qualidade de nutritional.
A utilização nutricional de diferentes D- aminoácidos varia largamente, ambos em animais e humanos.
As dietas contem D aminoácidos tanto naturais como formados pelo processamento.
Os D-aminoácidos naturais inclui os achados em microrganismos, plantas, e invertebrados marinho.
Alguns ácidos de D-amino podem ser tanto benéfico como danoso.
A compreensão dos efeitos integrados, benéficos de D-aminoácidos no câncer, na esquizofrenia, e na infecção, deve conduzir para melhorar alimentos e a saúde humana.
RACEMIZAÇÃO E LISINOALANINA
Se conhecido é possível planejar as condições de processamento de alimento para reduzir ou previnir a formação dos efeitos indesejáveis de D-aminoácido e a preparar melhores mais seguros alimentos.
O D-aminoácidos são consumidos por animais e humanos como parte de suas dietas normais, quais são os seus papéis em nutrição, segurança de alimento, microbiologia, fisiologia e medicina?
O calor e tratamento de alcalino de alimento pode aumentar as concentrações de pontes de D-aminoácidos e ligações cruzadas tais como lisinoalanine (LAL).
A mistura de tanto D-serine como o de L-L e isômeros de L-D de lisinoalanine induzem mudanças de histológicas nos rins de rato.
UTILIZAÇÃO DE D-AMINOÁCIDOS
D-fenilalanina é utilizada como fonte de nutricional de L-fenilalanina,
mas, concentrações altas de D-tirosina em tais dietas inibem o crescimento de camundongos.
A D-metionina em grande parte é utilizada como uma fonte de nutricional do L-isômero.
Semelhantemente, embora L-cisteína tenha um efeito escasso sobre a L-metionina quando alimentado a camundongos, D-cisteína não tem nenhum efeito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário