Canal de comunicação com os leitores:

Este blog foi criado em 02 de dezembro de 2009,
como suporte aos meus alunos, contudo, estou aposentada desde 10 de março de 2012, sem atividade de ensino, não tendo mais interesse de desenvolver alguns assuntos aqui postados. Continuo com o blog porque hoje está com > 237.000 visitantes de diversos lugares do mundo. Bem-vindo ao nosso ambiente virtual. Retorne com comentários e perguntas: lucitojal@gmail.com.
http://www.facebook.com/luci.tojaleseara

Tenho 17 vídeos no youtube: lucitojaleseara.

São muitas as postagens, cerca de 400, veja a lista de marcadores no lado direito do blog.

Falo sobre composição, valor nutritivo dos alimentos e biodisponibilidade dos nutrientes. Interações entre nutrientes: reação de Maillard e outras reações com proteínas, principalmente AGEs (Advanced Glycation End Products) e a relação desses compostos com as doenças crônicas: Diabetes, Alzheimer, câncer, doenças cardiovasculares entre outras. Atualmente, dedico-me mais ao conhecimento dos AGEs (glicação das proteínas dos alimentos e in vivo).

"Os AGEs (produtos de glicação) atacam praticamente todas as partes do corpo. É como se tivéssemos uma infecção de baixo grau, tendendo a agravar as células do sistema imunológico. O caminho com menos AGEs; escapa da epidemiologia dos excessos de alimentação" disse Vlassara. http://theage-lessway.com/

ATENÇÃO: A sigla AGEs não significa ácidos graxos essenciais.

Consulte também o http://lucitojalseara.blogspot.com/ Alimentos: Produtos da glicação avançada (AGEs) e Doenças crônicas.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

79- Leite - ácidos graxos de cadeia curta

http://www.sbcp.org.br/pdfs/19_1/02.pdf

RESUMO: O cólon humano contribui de maneira importante para a fermentação de polissacárides não absorvidos, produzindo ácidos graxos de cadeia curta (AGCC). Este artigo analisa a importância fisiológica dos AGCC para os colonócitos e as perspectivas de sua utilização clínica no tratamento das doenças colorretais. Diversos efeitos benéficos são atribuídos ao processo de fermentação e à subseqüente produção de AGCC, como a contribuição às necessidades energéticas, à manutenção da integridade e função da mucosa colônica e implicações no metabolismo nitrogenado, de lípides e glicídios. Além disso, diversas afecções colorretais têm sido relacionadas à deficiência de AGCC, como a colite por desuso, colite ulcerativa, bolsite pósproctocolectomia com anastomose íleo-anal e câncer colorretal. Por este motivo, o fornecimento de AGCC diretamente à mucosa intestinal ou por via intravenosa tem sido preconizado em diversas condições clínicas.

Os ácidos graxos de cadeia curta produzidos no cólon, ácidos: acético (2C), propiônico (3C) e butírico (4C), uma vez formados são rapidamente absorvidos no jejuno, íleo, cólon e reto, constituem a principal fonte de energia para o enterócito, estimulam a proliferação celular do epitélio, o fluxo sanguíneo visceral e aumentam a absorção de água e sódio.
Diminuem a absorção de amônia importante em pacientes com encefalopatia hepática e insuficiência renal.
Estimulam a absorção de vitamina K e magnésio pela acidificação do ambiente luminar.
Diminuição do colesterol sérico, pelo propionato e propriedades antibacterianas prevenindo o estabelecimento de bactérias patogênicas como espécies de salmonela.

Campos, Fábio Guilherme Caserta M. de; Habr-Gama, Angelita; Plopper, Caio; Terra, Ricardo M; Waitzberg, Dan Linetzky. Acidos graxos de cadeia curta e doenças colorretais / Short-chain fatty acids and colorectal diseases. Rev. bras. colo-proctol;19(1):11-6, jan.-mar. 1999. ilus.


Para que servem os ácidos graxos de cadeia curta?

Ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) são ácidos graxos orgânicos, contendo de um a seis átomos de carbono. São produzidos por meio da fermentação de carboidratos e proteínas ingeridos pela dieta, como fibras, prebióticos e probióticos. Essa fermentação é realizada por bactérias anaeróbicas, principalmente dos gêneros Bifidobacterium e Lactobacillus, presentes no intestino grosso. O crescimento dessas bactérias é, portanto, benéfico para a saúde intestinal e, ao mesmo tempo, inibe o crescimento de bactérias patogênicas. Dessa maneira, a composição da dieta influencia diretamente a produção dos AGCC. Os AGCC produzidos em maior abundância são o acetato, o propionato e o butirato.
O aumento da concentração de AGCC também pode trazer efeitos benéficos para os sintomas da constipação. Isso porque esses ácidos graxos são capazes de aumentar o volume fecal e reduzir o tempo de trânsito intestinal. Além disso, os AGCC são rapidamente absorvidos e oxidados pelos colonócitos (células do cólon), suprindo em aproximadamente 60% a 70% das necessidades energéticas destas células. Assim, a disponibilidade de AGCC preserva, por exemplo, os estoques de glutamina, aminoácido considerado como principal combustível para os enterócito. Outra vantagem é o estímulo à proliferação celular do epitélio, do fluxo sangüíneo visceral e aumento da absorção de água e sódio.

Um processo para produção de ácido propiônico, a partir de soro de leite, e um soro de leite fermentado aperfeiçoado tendo atividade micostática em que o soro de leite é produzido a partir da fermentação do soro de leite usando como agente de fermentação a bactéria propionibacterim acidipropionici.

Com estes benefícios, os AGCC estão associados com a redução do risco de desenvolver algumas doenças, como a síndrome do cólon irritável, doença inflamatória intestinal, doença cardiovascular e câncer.

Quimicamente a gordura presente no leite esta majoritariamente na forma de triglicerídeos, que são compostos formados por três moléculas de ácidos graxos unidas na glândula mamária a uma molécula de glicerol. A gordura no leite contem 17 ou mais tipos de ácidos graxos, variando quanto ao número de carbonos na cadeia de 4 a 20.

A composição de ácidos graxos da gordura láctea depende de fatores como tipo de alimentação, raça, clima e desenvolvimento genético, bem como o tipo de análise.

O amido resistente, os oligossacarídeos, e outras fibras são metabolizados por bactérias intestinais e formam ácidos graxos de cadeia curta, que constituem a fonte de energia dos enterócitos. Além disso, ácido propiônico, que é um ácido graxo de cadeia curta, diminui a síntese endógena de colesterol no fígado, pois inibe enzimas relacionadas na síntese de colesterol.

3 comentários:

  1. Professora, qual a relação da produção de AGCC no colón com o leite?

    ResponderExcluir
  2. Tentei explicar melhor acima e fiz outra postagem http://lucitojal.blogspot.com/2010/04/alimentos-funcionais-prebioticos-e.html, veja se entendeu?

    ResponderExcluir
  3. Professora, e quem tem problema de fígado e tem que reduzir a ingestão de gordura? Existem alimentos que fornecem AGCC diretamente absorvível?

    ResponderExcluir