Canal de comunicação com os leitores:

Este blog foi criado em 02 de dezembro de 2009,
como suporte aos meus alunos, contudo, estou aposentada desde 10 de março de 2012, sem atividade de ensino, não tendo mais interesse de desenvolver alguns assuntos aqui postados. Continuo com o blog porque hoje está com > 237.000 visitantes de diversos lugares do mundo. Bem-vindo ao nosso ambiente virtual. Retorne com comentários e perguntas: lucitojal@gmail.com.
http://www.facebook.com/luci.tojaleseara

Tenho 17 vídeos no youtube: lucitojaleseara.

São muitas as postagens, cerca de 400, veja a lista de marcadores no lado direito do blog.

Falo sobre composição, valor nutritivo dos alimentos e biodisponibilidade dos nutrientes. Interações entre nutrientes: reação de Maillard e outras reações com proteínas, principalmente AGEs (Advanced Glycation End Products) e a relação desses compostos com as doenças crônicas: Diabetes, Alzheimer, câncer, doenças cardiovasculares entre outras. Atualmente, dedico-me mais ao conhecimento dos AGEs (glicação das proteínas dos alimentos e in vivo).

"Os AGEs (produtos de glicação) atacam praticamente todas as partes do corpo. É como se tivéssemos uma infecção de baixo grau, tendendo a agravar as células do sistema imunológico. O caminho com menos AGEs; escapa da epidemiologia dos excessos de alimentação" disse Vlassara. http://theage-lessway.com/

ATENÇÃO: A sigla AGEs não significa ácidos graxos essenciais.

Consulte também o http://lucitojalseara.blogspot.com/ Alimentos: Produtos da glicação avançada (AGEs) e Doenças crônicas.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

202- Pentosidina - afirmativas resultantes de resultados experimentais

Níveis de pentosidina (representante dos produtos de glicação avançada) em pacientes com artrite reumatóide estão aumentados quando comparado com pacientes com lúpus eritematoso sistêmico, osteoartrose, ou em indivíduos saudáveis. Estes níveis têm sido relatadas correlacionar-se com índices clínicos de artrite reumatóide e com marcadores laboratoriais de inflamação. O objectivo deste estudo era descobrir se estes resultados estende-se a outros produtos glicação avançada.

A CML e pentosidina são produtos de glicação avançada que são abundantes na membrana de Bruch, a matriz extracelular do epitélio pigmentar da retina, separando-se do sangue coriocapilar.

O acúmulo de pentosidina em ovócitos humanos está relacionado à apoptose e aumenta com a idade. Mais estudos serão necessários para esclarecer a participação de acúmulo de pentosidina, a inibição do proteassoma e estresse do retículo endoplasmático em apoptose relacionadas com a idade de oócitos em ovários humanos.

Pentosidina, uma dos mais estudados produtos finais da glicação (AGEs), é uma ligação cruzada não-enzimática senescente devido a uma interação espontânea entre arginina e lisina e açúcares livres.

Níveis de AGEs são geralmente superior, especialmente com o envelhecimento e nos tecidos caracterizado por um baixo turnover. Pentosidina tem se acumulado com a idade do osso cortical do fêmur humano. Acúmulo de AGEs na matrix do colágeno associado com um prejuízo nas propriedades mecânicas do osso cortical e trabecular. Tem sido sugerido que a formação de pentosidina no osso cortical e trabecular é conectado a um comprometimento da qualidade óssea na osteoporose em pacientes com fratura de quadril.
Concentrações séricas e urinárias de pentosidina aumentam significativamente com a idade. A menopausa não tem efeito sobre os níveis séricos de pentosidina. Tem sido demonstrado que os níveis de pentosidina são significativamente aumentados no soro de pacientes com osteoporose, diagnosticado por densitometria e sem informação sobre fratura, comparado aos a indivíduos da mesma idade saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário