Novidades na Dieta Recomendada para os Diabéticos
A bola da vez são os AGE’s! Esse é o termo que muito em breve será incorporado por nutricionistas e diabétologistas preocupados com uma dieta saudável. Estou em Praga – Rep. Checa no Congresso Europeu de Endocrinologia e acabo de sair de uma excelente palestra da Dra. Helen Vlassara, da Mount Sinai School of Medicine – New York.
A Dra. Vlassara aprofundou um assunto que há algum tempo vem intrigando os diabetologistas. Os AGE’s (Advanced Glycosylation End-products) até então eram conhecidos como proteínas circulantes ligadas à glicose, decorrentes dos altos níveis de glicemia nos diabéticos. Essas proteínas glicosiladas têm um alto potencial de causar danos à parede dos vasos sanguíneos e podem induzir a doença renal ao diabético, entre outras complicações conhecidas.
O que se estuda atualmente é a presença de AGE’s nos alimentos. Sim, muitos alimentos podem conter AGE’s. E mais: os AGE’s estão entre os agentes causadores da resistência insulínica, do ganho de peso relacionado à idade, do diabetes tipo 1, diabetes tipo 2, doença renal do diabético e da má-cicatrização de feridas nos diabéticos.
Em estudos realizados em ratos, a restrição de AGE’s na dieta promove a proteção contra todos os problemas citados.
Após a análise detalhada de diversos estudos sobre o assunto, a Dra. Vlassara concluiu: “Os AGE’s são agentes causadores do diabetes e suas complicações, não apenas produtos derivados da glicose”.
Os AGE’s são formados em alimentos na dependência do seu modo de preparo. Sabe-se que alimentos preparados na brasa, como o famoso churrasco, são riquíssimos nessas substâncias. As frituras são outro bom exemplo. A fumaça do cigarro também não escapa. A utilização de temperaturas baixas por períodos mais curtos, em presença de água, no preparo de alimentos diminui a formação de AGE’s na comida.
Em recentes estudos realizados em humanos, a restrição de AGE’s na dieta conseguiu mostrar redução nos marcadores inflamatórios e diminuição da resistência insulínica.
Os resultados mostram que, além da restrição na ingestão de carboidratos e gorduras, a restrição na ingestão de alimentos ricos em AGE’s pode diminuir a incidência do diabetes e suas complicações.
Por: Dr. André G. Daher Vianna
Centro de Diabetes Curitiba
Nenhum comentário:
Postar um comentário