Canal de comunicação com os leitores:

Este blog foi criado em 02 de dezembro de 2009,
como suporte aos meus alunos, contudo, estou aposentada desde 10 de março de 2012, sem atividade de ensino, não tendo mais interesse de desenvolver alguns assuntos aqui postados. Continuo com o blog porque hoje está com > 237.000 visitantes de diversos lugares do mundo. Bem-vindo ao nosso ambiente virtual. Retorne com comentários e perguntas: lucitojal@gmail.com.
http://www.facebook.com/luci.tojaleseara

Tenho 17 vídeos no youtube: lucitojaleseara.

São muitas as postagens, cerca de 400, veja a lista de marcadores no lado direito do blog.

Falo sobre composição, valor nutritivo dos alimentos e biodisponibilidade dos nutrientes. Interações entre nutrientes: reação de Maillard e outras reações com proteínas, principalmente AGEs (Advanced Glycation End Products) e a relação desses compostos com as doenças crônicas: Diabetes, Alzheimer, câncer, doenças cardiovasculares entre outras. Atualmente, dedico-me mais ao conhecimento dos AGEs (glicação das proteínas dos alimentos e in vivo).

"Os AGEs (produtos de glicação) atacam praticamente todas as partes do corpo. É como se tivéssemos uma infecção de baixo grau, tendendo a agravar as células do sistema imunológico. O caminho com menos AGEs; escapa da epidemiologia dos excessos de alimentação" disse Vlassara. http://theage-lessway.com/

ATENÇÃO: A sigla AGEs não significa ácidos graxos essenciais.

Consulte também o http://lucitojalseara.blogspot.com/ Alimentos: Produtos da glicação avançada (AGEs) e Doenças crônicas.

sábado, 26 de junho de 2010

239- AGEs resumo- Vlassara 2009

Vlassara Helen; Uribarri Jaime, Luigi Ferrucci, Cai Weijing, Massimo TORREGGIANI; James Post B; Feng Zheng, Gary Atacante E . Identificar os produtos finais da glicação avançada como uma importante fonte de oxidantes no envelhecimento: implicações para a gestão e / ou prevenção de função renal reduzida em pessoas idosas. Seminários em nefrologia. 2009;29(6):594-603.

O envelhecimento é caracterizada pelo aumento da inflamação e estresse oxidativo (OS). A redução da função renal esteve presente em mais de 20% de indivíduos normais para a idade no Nacional de Saúde e Nutrição (NHANES) estudo de corte transversal da população E.U.. Estudos longitudinais, nos Estados Unidos e Itália, mostraram que a função renal não diminui, em alguns indivíduos, sugerindo que a busca de causas da perda da função renal em algumas pessoas pode ser indicada e intervenção para reduzir este resultado deve ser procurada. Porque os produtos de glicação avançada (AGEs) induzem a inflamação e OS, acumulam com a idade, e principalmente são excretados pelo rim, como resultado da função renal reduzida no envelhecimento, a eliminação AGE poderia ser diminuída. O acúmulo de AGEs com função renal reduzida pode contribuir para a inflamação, aumento do estresse oxidativo e acúmulo de AGEs no envelhecimento. De fato, os resultados de um estudo longitudinal de adultos normais durante o envelhecimento na Itália mostrou que a correlação mais significativa com a mortalidade era em nível da função renal. A clara ligação entre a inflamação, OS, AGEs e doença crônica foi demonstrada em estudos de ratos que mostraram que a redução dos níveis de AGE por drogas ou diminuição da ingestão de AGEs reduz a doença renal crônica (DRC) e doenças cardiovasculares do envelhecimento. Os dados suportam um papel para as AGEs no desenvolvimento da lesão renal em ratos e mostram que o envelhecimento e os AGEs na dieta são muito importantes contribuintes para as lesões renais e cardiovasculares. AGEs através de dois receptores de sinal, um dos quais é anti-inflamatória (AGER1) e o outro é pró-inflamatórias (RAGE). Superexpressão de AGER1 protege contra OS e lesão vascular aguda. A redução dos AGEs na dieta é tão eficaz na prevenção de lesões relacionadas com o envelhecimento cardiovascular e renal em ratos como o visto com a restrição calórica. Estudos realizados em adultos normais de todas as idades e pessoas com DRC sugerem que a descoberta com os camundongos podem ser diretamente aplicável ao envelhecimento e CKD. Ou seja, o teor dietético de AGEs determina os níveis séricos de AGEs e mediadores inflamatórios e níveis etários urina em indivíduos normais e portadores de DRC. Mais importante, a redução dos AGEs controla essas alterações em indivíduos normais e portadores de DRC, e as mudanças fenotípicas em AGER1 são reduzidas em pacientes com DRC, diminuindo a quantidade de AGEs consumida com a dieta. Estes dados sugerem que as alterações na função renal no envelhecimento normal podem ser sujeitas a controle e esse assunto merece uma atenção renovada.

Os AGEs dietéticos são antioxidantes que podem induzir estresse oxidativo(OS) sistêmico. Os OS predispõe ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e renais crônicas (W Cai et al., 2008).

Os níveis de produtos finais da glicação avançada (AGEs), fatores pró-oxidantes ligados a doenças crônicas, como diabetes, doença cardiovascular e doença renal, também aumentam com o envelhecimento. AGEs são facilmente obtidos a partir de alimentos tratados termicamente (Uribarri J et al. 2007).

Nenhum comentário:

Postar um comentário