Canal de comunicação com os leitores:

Este blog foi criado em 02 de dezembro de 2009,
como suporte aos meus alunos, contudo, estou aposentada desde 10 de março de 2012, sem atividade de ensino, não tendo mais interesse de desenvolver alguns assuntos aqui postados. Continuo com o blog porque hoje está com > 237.000 visitantes de diversos lugares do mundo. Bem-vindo ao nosso ambiente virtual. Retorne com comentários e perguntas: lucitojal@gmail.com.
http://www.facebook.com/luci.tojaleseara

Tenho 17 vídeos no youtube: lucitojaleseara.

São muitas as postagens, cerca de 400, veja a lista de marcadores no lado direito do blog.

Falo sobre composição, valor nutritivo dos alimentos e biodisponibilidade dos nutrientes. Interações entre nutrientes: reação de Maillard e outras reações com proteínas, principalmente AGEs (Advanced Glycation End Products) e a relação desses compostos com as doenças crônicas: Diabetes, Alzheimer, câncer, doenças cardiovasculares entre outras. Atualmente, dedico-me mais ao conhecimento dos AGEs (glicação das proteínas dos alimentos e in vivo).

"Os AGEs (produtos de glicação) atacam praticamente todas as partes do corpo. É como se tivéssemos uma infecção de baixo grau, tendendo a agravar as células do sistema imunológico. O caminho com menos AGEs; escapa da epidemiologia dos excessos de alimentação" disse Vlassara. http://theage-lessway.com/

ATENÇÃO: A sigla AGEs não significa ácidos graxos essenciais.

Consulte também o http://lucitojalseara.blogspot.com/ Alimentos: Produtos da glicação avançada (AGEs) e Doenças crônicas.

domingo, 6 de junho de 2010

213- Publicações sobre AGEs

O número de publicações científicas sobre as AGEs têm aumentado astronomicamente na última década.
Nas décadas dos anos 1970, 1980, 1990 e 2000, o número de artigos sobr AGEs listados no PubMed foi de 0, 21, 978 e > 3.700, respectivamente.
Somente na década de 1970, foi reconhecido que a reação de Maillard ocorre lentamente in vivo, geralmente um processo denominado glicação.
No final dos anos 1970, os pesquisadores começaram a entender os estágios da reação de Maillard, como processos que medeiam as complicações do diabetes e algumas alterações teciduais que ocorrem com o envelhecimento.
AGEs são formados continuamente no corpo humano e a taxa de formação é acelerada em certas doenças.

No entanto, quando o receptor de AGEs (RAGE) foi caracterizado em 1992, ficou claro que a ligação de AGEs ao RAGE não acelera a depuração e degradação de AGEs, mas induz a sinalização post-receptor, incluindo ativação do fator nuclear -kappa B via NF-kB e MAP quinases, com disfunção celular prolongada e destruição tecidual localizada.
Na época, a importância da alimentação como uma fonte exógena de AGEs foi amplamente descartada devido à suposta má absorção de AGEs. No entanto, em 1997, Koschinsky e seus colegas demonstraram que aproximadamente 10% de AGEs dietéticos são absorvidos nos seres humanos.

Os estudos controlados realizados em seres humanos dentro da década passada forneceram evidências, sugerindo que a dieta é uma fonte de exposição aos AGEs.

Esses estudos epidemiológicos sugerem que adultos mais velhos com elevada circulação CML, um bem caracterizado AGE, estão em maior risco de rigidez arterial, doença renal crônica, anemia, força da musculatura esquelética pobre e desempenho físico, cardiovascular e mortalidade por todas as causas. Evidência para um papel de AGEs em Envelhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário