Canal de comunicação com os leitores:

Este blog foi criado em 02 de dezembro de 2009,
como suporte aos meus alunos, contudo, estou aposentada desde 10 de março de 2012, sem atividade de ensino, não tendo mais interesse de desenvolver alguns assuntos aqui postados. Continuo com o blog porque hoje está com > 237.000 visitantes de diversos lugares do mundo. Bem-vindo ao nosso ambiente virtual. Retorne com comentários e perguntas: lucitojal@gmail.com.
http://www.facebook.com/luci.tojaleseara

Tenho 17 vídeos no youtube: lucitojaleseara.

São muitas as postagens, cerca de 400, veja a lista de marcadores no lado direito do blog.

Falo sobre composição, valor nutritivo dos alimentos e biodisponibilidade dos nutrientes. Interações entre nutrientes: reação de Maillard e outras reações com proteínas, principalmente AGEs (Advanced Glycation End Products) e a relação desses compostos com as doenças crônicas: Diabetes, Alzheimer, câncer, doenças cardiovasculares entre outras. Atualmente, dedico-me mais ao conhecimento dos AGEs (glicação das proteínas dos alimentos e in vivo).

"Os AGEs (produtos de glicação) atacam praticamente todas as partes do corpo. É como se tivéssemos uma infecção de baixo grau, tendendo a agravar as células do sistema imunológico. O caminho com menos AGEs; escapa da epidemiologia dos excessos de alimentação" disse Vlassara. http://theage-lessway.com/

ATENÇÃO: A sigla AGEs não significa ácidos graxos essenciais.

Consulte também o http://lucitojalseara.blogspot.com/ Alimentos: Produtos da glicação avançada (AGEs) e Doenças crônicas.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

224- AGE "Memória metabólica"




Ceriello A,Ihnat MI,Thorpe JE The “Metabolic Memory”: Is More Than Just Tight Glucose Control Necessary to Prevent Diabetic Complications? J Clin Endocrinol Metab. February 2009, 94(2):410–415.





A hiperglicemia intracelular induz excesso de produção de superóxido, uma espécie reativa, a nível mitocondrial como uma possível causa da memória metabólica do estresse hiperglicêmicos após a normalização da glicose. A superprodução de ROS é o primeiro evento e chave na ativação de todos os outros caminhos envolvidos na patogênese de complicações diabéticas, tais como fluxo via do poliol, o aumento da formação AGE, a ativação da proteína quinase C, e aumento do fluxo de via hexosamina. Proteínas mitocondrial são glicosiladas em hiperglicemia, e este efeito induz mitocôndrias a produzir mais ânion superóxido, uma condição que não depende de níveis glicêmicos.

Ligação de AGEs ao RAGE resulta na geração de geração
intracelular de ROS, que promove a expressão do próprio RAGE.
Estas condições de auto-manutenção, levando a uma persistente geração de estresse oxidativo independente do nível de glicemia atual, podem contribuir para o aparecimento da memória metabólica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário