Canal de comunicação com os leitores:

Este blog foi criado em 02 de dezembro de 2009,
como suporte aos meus alunos, contudo, estou aposentada desde 10 de março de 2012, sem atividade de ensino, não tendo mais interesse de desenvolver alguns assuntos aqui postados. Continuo com o blog porque hoje está com > 237.000 visitantes de diversos lugares do mundo. Bem-vindo ao nosso ambiente virtual. Retorne com comentários e perguntas: lucitojal@gmail.com.
http://www.facebook.com/luci.tojaleseara

Tenho 17 vídeos no youtube: lucitojaleseara.

São muitas as postagens, cerca de 400, veja a lista de marcadores no lado direito do blog.

Falo sobre composição, valor nutritivo dos alimentos e biodisponibilidade dos nutrientes. Interações entre nutrientes: reação de Maillard e outras reações com proteínas, principalmente AGEs (Advanced Glycation End Products) e a relação desses compostos com as doenças crônicas: Diabetes, Alzheimer, câncer, doenças cardiovasculares entre outras. Atualmente, dedico-me mais ao conhecimento dos AGEs (glicação das proteínas dos alimentos e in vivo).

"Os AGEs (produtos de glicação) atacam praticamente todas as partes do corpo. É como se tivéssemos uma infecção de baixo grau, tendendo a agravar as células do sistema imunológico. O caminho com menos AGEs; escapa da epidemiologia dos excessos de alimentação" disse Vlassara. http://theage-lessway.com/

ATENÇÃO: A sigla AGEs não significa ácidos graxos essenciais.

Consulte também o http://lucitojalseara.blogspot.com/ Alimentos: Produtos da glicação avançada (AGEs) e Doenças crônicas.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

233- Soja

A soja é a leguminosa que apresenta maior teor de proteínas, até 40%, e está entre as três com maior teor de lipídios (atrás do amendoim e do tremoço), o que faz desse grão ser de maior valor enconômico entre os grãos. As frações proteicas 11S e 15S são formadas por glicinina livre e polimerizada, respectivamente. Enquanto a fração 7S consiste em beta - conglicinina, além de alfa-amilase, lipoxigenase e hemaglutinina (lectinas), e a fração 2S é composta por inibidores de tripsina e por citocromo C. Glicinina (legumina- tem mais metionina e cisteína) e beta-conglicinina (vicilina - ricas em aspartato/asparagina, glutamato/glutamina, leucina e arginina) são globulinas e representam, respectivamente, 40 e 25% das proteínas de reserva do grão de soja. Esta última é uma glicoproteína que contém cerca de 5% de sua massa em carboidratos, em geral unidades de manose que se ligam a resíduos de asparagina. Essa fração da proteína da soja apresenta-se praticamente livre de metionina, o que faz com que esse aminoácido represente apenas cerca de 1,4% do total das proteínas de reserva.
Além da metionina e da cisteína, o triptofano também pode estar em quantidades limitantes nas proteínas da soja.
Existe diferentes cultivares de soja transgênica. Um exemplo clássico é o das variedades que receberam genes de Bacillus thuringiensis, chamadas variedades Bt. Esses cultivares de soja ( e também de diversas outras plantas, como milho, algodão, tomate e batata, entre outras) sintetizam uma proteína, proveniente do gene inserido da bactéria, que apresenta atividade inseticida, fornecendo imunidade em diferentes níveis, especialmente contra o ataque de larvas. Maior atenção foi dada para a variedade criada pela empresa americana Monsanto, com o nome comercial de Roundup ready, que foi modificada para resistir ao herbicida Round up da mesma empresa. Este herbicida tem como ingrediente ativo o glifosato, um potente inibidor da enzima 5-enolpiruvilchiquimato-3-fosfato sintetase (indispensável à sintese dos aminoácidos aromáticos: fenilalanina, tirosina e triptofano). A soja transgênica, por sintetizar a enzima resistente, é o único vegetal capaz de reisitir à utilização do herbicida, o que facilita sua aplicação e, segundo seu fabricante, reduz a dosagem e a frequência de aplicação do produto. É importante notar que os animais que os animais não possuem as rotas bioquímicas de síntese dos aminoácidos aromáticos, que são considerados essenciais para o homem. Conseqüentemente, em princípio o contato com glifosato não é tóxico nem danoso aos animais.
A soja está entre os alimentos que mais causam alergia em crianças (ficando atrás apenas do amendoim, letie de vaca e ovo) e apresenta mais de 30 proteínas com capacidade de induzir a produção de imunoglobulinas do tipo E(IgE).
-KOBLITZ, Maria Gabriela Bello. Matérias-primas alimentícias: composição e controle de qualidade/Maria Gabriela Bello Koblitz, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. 301p.
Byun JS; Lee SS. Effect of soybeans and sword beans on bone metabolism in a rat model of osteoporosis. Ann Nutr Metab. 2010; 56(2): 106-12.
As isoflavonas de soja têm sido relatadas para prevenir a perda óssea em modelos de rato da osteoporose. No entanto, o efeito da soja natural que as pessoas consomem em sua dieta precisa de ser explorada. No presente estudo, foram avaliados os efeitos da soja amarelo e preto (Glycine max) e feijão (espada gladiate Canavalia) sobre a densidade mineral óssea (DMO), conteúdo mineral ósseo (BMC), e biomarcadores ósseos em ovariectomizadas (OVX) ratos .
O consumo de soja amarelo e preto, feijão e espada tinha um efeito protetor definitivo sobre a perda óssea em ratas OVX de remodelação óssea e prevenir a inibição da reabsorção óssea. Além disso, o consumo de feijão espada pode ajudar a prevenir a osteoporose pós-menopausa.


Shidfar F et al. Effects of soy bean on serum paraoxonase 1 activity and lipoproteins in hyperlipidemic postmenopausal women. Int J Food Sci Nutr. 2009; 60(3): 195-205, May.
Por causa de um perfil lipídico desfavorável, as mulheres na pós-menopausa correm o risco de doença cardiovascular. A proteína de soja pode ajudar a proteger contra esses fatores de risco, apesar de seu efeito sobre a paraoxonase 1 (PON1) não é clara.
A proteína de soja reduz o risco de doença cardiovascular em mulheres pós-menopáusicas, tanto por reduções modestas nas lipoproteínas do soro e um aumento na atividade PON1.


Yamori Y. Worldwide epidemic of obesity: hope for Japanese diets. Clin Exp Pharmacol Physiol. 2004; 31 Suppl 2: S2-4, Dec.
Uma vez que ambos os nutrientes, como as isoflavonas e de fitoestrógenos histidina como o precursor da histamina podem afetar os mecanismos de apetite central, a soja e o consumo de peixe pode ser recomendada para controle da obesidade, o maior risco de doenças comuns relacionadas com o estilo de vida.


Borges DS; Costa TA. Efeitos da suplementação com farinha de soja, fibra de trigo e farinha de aveia sobre variáveis bioquímicas e morfométricas em ratos wistar/ Effects of the supplementation with soya flour, wheat fiber and oatmeal on the morphometric and biochemical variables in wistar rats. Arq. ciências saúde UNIPAR. 2008;12(3)set.-dez.
As isoflavonas reduzem as chances de as pessoas apresentarem doenças crônicas. As fibras previnem doenças como a constipação, a diverticulite, a hipercolesterolemia, a hiperglicemia, a obesidade, o câncer de intestino grosso e da mama. Conclui-se que as fibras insolúveis foram eficazes para reduzir acúmulo de gordura abdominal e ganho de peso, indicando que as fibras podem ser utilizadas no tratamento da obesidade. Já as fibras solúveis mostraram-se eficazes para manter baixos os níveis séricos de colesterol total, o que sugere a inclusão dessas fibras às dietas de pessoas hipercolesterolêmicas(AU).


Bandera EV et al. Phytoestrogen consumption and endometrial cancer risk: a population-based case-control study in New Jersey. Cancer Causes Control. 2009;20(7): 1117-27.
Fitoestrogénios têm mostrado exercer efeitos anti-estrogênicos e estrogênica em alguns tecidos, incluindo o de mama. No entanto, poucos estudos avaliaram seu papel no risco de câncer endometrial. Nós avaliamos a associação em um estudo caso-controle de base populacional em New Jersey. Um total de 424 casos e 398 controles completou uma entrevista, incluindo um questionário de freqüência alimentar com a perguntas complementares de alimentos phytoestrogen. As estimativas de risco foram calculadas com base em uma regressão logística incondicional, ajustados segundo os principais fatores de risco para câncer endometrial. Havia alguma sugestão de uma diminuição do risco com a ingestão de quercetina (OR: 0,65, IC 95%: 0,41-1,01 para o mais alto em comparação com o quartil mais baixo, p de tendência: 0,02). Encontramos uma evidência limitada de uma associação com qualquer uma das lignanas avaliados, lignanas total, coumestrol, isoflavonas individuais, total de isoflavonas, fitoestrógenos ou total. No entanto, houve uma sugestão de uma associação inversa com a ingestão de isoflavonas limitada às mulheres magras (IMC menor que 25, ou para o mais alto tercil: 0,50 IC 95%: 0,25-0,98) e aqueles com uma relação cintura-quadril.

Messina MJ. Emerging evidence on the role of soy in reducing prostate cancer risk. Nutr Rev; 2003; 61(4): 117-31.
Soja é a única fonte dietética de isoflavonas, que têm efeitos relevantes hormonais e não hormonais para a prevenção do câncer de próstata. In vitro, as isoflavonas de soja principal genisteína, inibe o crescimento de células de câncer de próstata, em animais, a maioria, mas nem todos os estudos mostram que a proteína de soja e isoflavonas (isolados rico em isoflavonel) inibem o desenvolvimento do tumor de próstata. Atualmente, embora apenas os dados epidemiológicos limitados indicam que o consumo de soja reduz o risco de câncer de próstata, os resultados de um estudo piloto sugerem que as isoflavonas de intervenção podem ser benéficas para pacientes com câncer de próstata. Por várias razões, os homens preocupados com sua saúde da próstata pode considerar a incorporação de soja em sua dieta.


Messina M; Bennink M. Soyfoods, isoflavones and risk of colonic cancer: a review of the in vitro and in vivo data. Baillieres Clin Endocrinol Metab. 1998; 12(4): 707-28.
Os alimentos a base de soja e de componentes da soja tem recebido atenção considerável nos últimos tempos devido ao seu papel potencial em reduzir risco de câncer. Embora a relação entre a ingestão de soja e o risco de câncer de mama e de próstata tem sido o foco de maior interesse, a relação entre a ingestão de soja e outros tipos de câncer, incluindo câncer colorretal, também foi estudada. Vários anti-cancerígenos foram identificados em soja, mas o maior entusiasmo para os potenciais efeitos anti-câncer de soja, sem dúvida, decorre de trabalhos envolvendo as isoflavonas de soja. As isoflavonas têm uma distribuição limitada na natureza, e, para fins práticos, são os únicos soyfoods nutricionalmente importante fonte de ingestão desses fitoquímicos. As isoflavonas são estrógenos fracos, mas possuem outros atributos biológicos potencialmente importantes, independentemente da sua capacidade de se ligar ao receptor de estrógeno. As isoflavonas genisteína inibem o crescimento da maioria dos tipos de células de câncer hormônio-dependente e independente do hormônio in vitro, incluindo células de câncer de cólon. Vários mecanismos para os efeitos in vitro anti-câncer da genisteína têm sido propostos, incluindo os efeitos sobre a transdução de sinal. Uma série de estudos epidemiológicos, principalmente de origem asiática, examinaram a relação entre a ingestão de soja e o risco de câncer colorretal. Embora estes estudos fornecem pouco suporte para um efeito protetor da soja, foram levantadas questões sobre a integralidade dos dados relativos ao consumo de soja, uma vez que a soja não era o foco desses estudos e a maior parte desta pesquisa foi realizada antes do recente interesse nos efeitos anti -câncer da soja. O efeito da ingestão de isoflavonas de soja / também tem sido estudado em roedores, mas, novamente, estes dados são conflitantes e fornecem apenas um modesto apoio para um efeito protector. Embora a relação entre a ingestão de soja e o risco de cancer do cólon é certamente digna de uma investigação mais aprofundada, há, neste momento, um apoio muito limitado para a soja em relação a exercer um efeito protetor contra este tipo de câncer.


Roudsari AH et al. Assessment of soy phytoestrogens' effects on bone turnover indicators in menopausal women with osteopenia in Iran: a before and after clinical trial. Nutr J. 2005; 4: 30.
Em vista do efeito benéfico da proteína de soja sobre os indicadores do metabolismo ósseo, a inclusão deste alimento relativamente barato na dieta diária de mulheres na menopausa, provavelmente irá atrasar a reabsorção óssea, prevenindo a osteoporose.

Entre as leguminosas, a soja constitui fonte alimentar de consumo crescente, representando importante fonte protéico-calórica usada na nutrição infantil. HERIAN et alii(1990) encontrou vários alérgenos da soja com sub-unidades de peso molecular 20 e 50-60 KDa. SHIBASAKI et alii (1980) observou que as maiores frações das proteínas de soja, a 2S, 7S e 11S, apresentavam atividade alergênica, sendo que a fração 2S foi reportada ser a mais alergênica entre os componentes da proteína de soja.

Myrian Thereza Serra Martins; Maria Antonia Martins Galeazzi. Alergia alimentar: considerações sobre o uso de proteínas modificadas enzimaticamente.Artigo publicado no Vol. IV / 1996 da Revista Cadernos de Debate, uma publicação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação da UNICAMP, páginas 89-110.

Nenhum comentário:

Postar um comentário