Canal de comunicação com os leitores:

Este blog foi criado em 02 de dezembro de 2009,
como suporte aos meus alunos, contudo, estou aposentada desde 10 de março de 2012, sem atividade de ensino, não tendo mais interesse de desenvolver alguns assuntos aqui postados. Continuo com o blog porque hoje está com > 237.000 visitantes de diversos lugares do mundo. Bem-vindo ao nosso ambiente virtual. Retorne com comentários e perguntas: lucitojal@gmail.com.
http://www.facebook.com/luci.tojaleseara

Tenho 17 vídeos no youtube: lucitojaleseara.

São muitas as postagens, cerca de 400, veja a lista de marcadores no lado direito do blog.

Falo sobre composição, valor nutritivo dos alimentos e biodisponibilidade dos nutrientes. Interações entre nutrientes: reação de Maillard e outras reações com proteínas, principalmente AGEs (Advanced Glycation End Products) e a relação desses compostos com as doenças crônicas: Diabetes, Alzheimer, câncer, doenças cardiovasculares entre outras. Atualmente, dedico-me mais ao conhecimento dos AGEs (glicação das proteínas dos alimentos e in vivo).

"Os AGEs (produtos de glicação) atacam praticamente todas as partes do corpo. É como se tivéssemos uma infecção de baixo grau, tendendo a agravar as células do sistema imunológico. O caminho com menos AGEs; escapa da epidemiologia dos excessos de alimentação" disse Vlassara. http://theage-lessway.com/

ATENÇÃO: A sigla AGEs não significa ácidos graxos essenciais.

Consulte também o http://lucitojalseara.blogspot.com/ Alimentos: Produtos da glicação avançada (AGEs) e Doenças crônicas.

sábado, 12 de junho de 2010

225- Fitoestrógenos - soja

Muitos estudos têm mostrado que a dieta e a nutrição contribuem para a saúde humana e prevenção do câncer.
Suplementos alimentares ou remédios sem prescrição médica contendo fitoestrógenos estão cada vez mais na moda. Infelizmente, o ingrediente ativo ou concentração de destes aditivos, muitas vezes não é indicado. Além disso, a compreensão dos fitoestrógenos está longe de ser satisfatória.
Fitoestrogênios é um grupo de substâncias, muitas das quais são genotóxico in vitro. No entanto, alguns deles não são genotóxicos in vitro e podem ser anti-genotóxico ou anticarcinogênicas inibindo enzimas metabólicas, proporcionando capacidade anti-oxidante, ou através do aumento da apoptose.

Notável é uma resposta muitas vezes descrita como bipolar in vitro, em que por exemplo, radicais com atividades scavenging podem explicar os efeitos de proteção contra a genotoxicidade de outros compostos, em doses certas de fitoestrógenos, torna-se aparentemente genotóxico em doses elevadas.

De acordo com a literatura, o fitoestrógeno que medeia a genotoxicidade, pode envolver uma série de diferentes mecanismos conhecidos de outras classes de agentes genotóxicos, e pode ser investigados para cada fitoestrógeno ou metabólito individualmente.

Faltando informações sobre a biodisponibilidade, o metabolismo e o acúmulo em tecidos humanos exigem trabalho adicional de pesquisa. As concentrações necessárias para os efeitos genotóxicos in vitro pode não pode ser alcançado in vivo. Também é possível que, através da captação de misturas complexas de origem vegetal da genotoxicidade de um fitoestrógeno é superado ou contrabalançado pela capacidade anti-genotóxico de outro composto.

Elevada proliferação celular pela estimulação hormonal pode representar um risco para a transformação de células e desenvolvimento do tumor, não só como promotor do tumor, mas também pelo aumento da instabilidade genômica. Medida de fitoestrógenos em geral apresentaram menor afinidade por receptores de estrógeno do que o fisiológico ligante estradiol, podendo atuar como promotores da proliferação na ausência de estradiol, mas ser anti-estrogênica (Reduzir a proliferação de células estradiol mediada), na presença de estradiol. Este último efeito tem sido invocado como um potencial efeito anti-cancerígeno.
Duas situações merecem atenção especial. O primeiro é o uso de fitoestrogênios na menopausa. Uma recente revisão avaliou os resultados de 105 estudos clínicos relacionados ao efeito de fitoestrógenos sobre a densidade óssea, saúde cardiovascular, capacidade cognitiva, prevenção do câncer e os sintomas da menopausa e mostrou que ainda não está claro se os fitoestrógenos reduzem o risco de câncer de mama, doenças cardiovasculares ou declínio cognitivo, mas eles pareciam diminuir o risco de osteoporose.

Concentrados de Fitoestrógenos muitas vezes são comercializados como se fossem não-hormonal. Isso pode representar um perigo para as mulheres dependentes de reposição hormonal em situação de risco de câncer, que não são conscientes.

Não há prova de que os efeitos hormonais ocorridos com fitoestrógenos são menores que os efeitos adversos alcançados pela terapia de reposição hormonal com estrógenos sintéticos.

Outra situação que merece atenção é a alimentação de recém-nascidos com produtos de soja. Aproximadamente 36% das crianças nos Estados Unidos recebem fórmula infantil a base de soja em algum ponto no seu primeiro ano de vida. Fórmula infantil de soja contém altos níveis de isoflavonas, genisteína e daidzeína. Lactentes consumindor de fórmulas de soja têm níveis de isoflavonas circulantes em uma ordem maior de magnitude do que os níveis que foram mostradas para produzir efeitos fisiológicos nas mulheres adultas consumindo uma dieta com alto conteúdo de soja. Uma recente revisão concluiu que os dados existentes não indicam efeitos adversos sobre o crescimento humano, o desenvolvimento ou a reprodução. No entanto, outros autores nos lembram que há muito pouca pesquisa sobre os efeitos do consumo de fitoestrogênios da soja em recém-nascidos humanos, mais que defendem uma abordagem de precaução a serem tomadas em situações onde há efeitos potenciais de desenvolvimento do consumo farmacológico de compostos ativos na pré-infância e na infância.

Em conclusão, de acordo com o estado atual do conhecimento da ingestão de concentrados de fitoestrogênios como suplementos não devem ser apoiados, mas uma dieta contendo grandes quantidades de alimentos vegetais ainda é considerada uma importante contribuição individual para a manutenção da saúde.


Stopper H, Schmitt E, Kobras K. Genotoxicity of fitoestrógenos. Mutation Research. 2005; 574: 139–155.

Nenhum comentário:

Postar um comentário