A pirâmide de Harvard 2008 recomenda consumir uma dieta à base de vegetais, escolhendo em abundância legumes, feijão, frutas, grãos integrais e nozes, devido seu conteúdo em vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos. Entre os tipos de carnes, só os peixes (AG w3) e aves de capoeira. Os ácidos graxos da família ômega-3, ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, aterosclerose e derrames, a controlar o lupus, eczema e artrite reumatóide, atuam na proteção de neoplasias, diminuem a pressão arterial e freqüência cardíaca , além de diminuir a formação de citocinas pró-inflamatórias. Recomenda consumir gorduras saudáveis, como óleo de oliva e canola e evitar carne vermelha, grãos refinados, batata, açúcar, refrigerantes, bebidas, lanches e salgados. Carne de boi, porco, carneiro e os lacticínios são ricos em gordura saturada; dá preferência ao leite e queijos desnatados. A maior influência sobre o nível do colesterol sanguíneo é a mistura de gorduras na dieta, gorduras saturadas e trans, e não a quantidade de colesterol dos alimentos ingeridos. Embora laticínios e cálcio possam diminuir o risco de osteoporose e câncer, a ingestão elevada destes pode aumentar o risco de câncer de próstata e possivelmente o câncer de ovário.
O que muda na nova Pirâmide Alimentar:
Na base da pirâmide está a prática de atividades físicas na forma exercícios, lazer, esportes e uma vida ativa. Nenhuma alimentação é totalmente efetiva na prevenção de doenças quando não está aliada a uma vida ativa.
As gorduras passaram a ter um papel de destaque na dieta, em especial as gorduras saudáveis mono e poliinsaturadas, encontradas em óleos vegetais, peixes, castanhas e nozes.
Os carboidratos continuam em destaque, mas é enfatizada a escolha de carboidratos integrais, em detrimento de suas versões refinadas.
Frutas e verduras são fontes diversificadas de fibras, sais minerais, vitaminas e outras fitosubstâncias com potencial de prevenção várias doenças.
A inclusão de castanhas, nozes, amêndoas e amendoins na alimentação é estimulada, pois são excelentes fontes de proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e sais minerais.
As proteínas constituem parte importante de uma dieta, mas mais uma vez, ressalta-se a escolha de fontes de protéinas saudáveis, ou seja, aquelas que estejam associadas a gorduras saudáveis ou menor quantidade de gorduras saturadas. Neste caso, os melhores exemplos são os peixes.
O consumo de leite e derivados deve ser moderado, principalmente pela gordura saturada que vem junto com estes alimentos.
Ao final, encontram-se os grandes vilões, que devem ser consumidos com cautela ou mesmo evitados:
Alimentos ricos em gorduras trans: Alimentos industrializados que contenham gordura vegetal hidrogenada, incluindo diversas margarinas, bolachas, bombons, pães, sorvetes. Observar os ingredientes, agora é essencial para fazer escolhas saudáveis.
Alimentos ricos em gorduras saturadas: Carnes vermelhas são os grandes representantes desta classe, mas aqui também estão incluídos a manteiga, o leite e seus derivados.
Alimentos ricos em carboidratos refinados: Açúcar, massas e pães feitos com farinha branca, ou seja, refinada e destituída de todas as suas fibras e vitaminas originais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário