Canal de comunicação com os leitores:

Este blog foi criado em 02 de dezembro de 2009,
como suporte aos meus alunos, contudo, estou aposentada desde 10 de março de 2012, sem atividade de ensino, não tendo mais interesse de desenvolver alguns assuntos aqui postados. Continuo com o blog porque hoje está com > 237.000 visitantes de diversos lugares do mundo. Bem-vindo ao nosso ambiente virtual. Retorne com comentários e perguntas: lucitojal@gmail.com.
http://www.facebook.com/luci.tojaleseara

Tenho 17 vídeos no youtube: lucitojaleseara.

São muitas as postagens, cerca de 400, veja a lista de marcadores no lado direito do blog.

Falo sobre composição, valor nutritivo dos alimentos e biodisponibilidade dos nutrientes. Interações entre nutrientes: reação de Maillard e outras reações com proteínas, principalmente AGEs (Advanced Glycation End Products) e a relação desses compostos com as doenças crônicas: Diabetes, Alzheimer, câncer, doenças cardiovasculares entre outras. Atualmente, dedico-me mais ao conhecimento dos AGEs (glicação das proteínas dos alimentos e in vivo).

"Os AGEs (produtos de glicação) atacam praticamente todas as partes do corpo. É como se tivéssemos uma infecção de baixo grau, tendendo a agravar as células do sistema imunológico. O caminho com menos AGEs; escapa da epidemiologia dos excessos de alimentação" disse Vlassara. http://theage-lessway.com/

ATENÇÃO: A sigla AGEs não significa ácidos graxos essenciais.

Consulte também o http://lucitojalseara.blogspot.com/ Alimentos: Produtos da glicação avançada (AGEs) e Doenças crônicas.

segunda-feira, 8 de março de 2010

49- AGEs


Clique na figura para aumentá-la.
Acredita-se que os AGEs atuem modificando: proteínas intracelulares envolvidas na regulação gênica; moléculas da matriz extracelular vizinha, interferindo na sinalização entre a matriz e a célula, causando disfunção celular; proteínas, como a albumina, que então ativam os receptores de AGEs (RAGEs), estimulando a produção de citocinas inflamatórias como a interleucina 1 e 6, fator de crescimento I, fator de necrose tumoral alfa, prostaglandinas e fator estimulador de colônias de granulócitos.

Os AGEs se acumulam na maioria dos órgãos-alvo que podem ser acometidos no diabetes, como rim e retina e, ainda, nas placas ateroscleróticas. O rim é o principal alvo dos danos mediados por AGEs, tendo em vista que representa o maior sítio de clearence destes produtos.
O N (carboximetil) lisina (CML) e outros AGEs têm sido encontrados em vasos retinianos de portadores de diabetes e se correlacionam com o grau de retinopatia. Elevados níveis de AGEs têm também sido documentados em nervos periféricos de portadores de diabetes e em modelos animais, demonstrou-se que AGEs pioram a neuropatia diabética por reduzirem a velocidade de condução nervosa e o fluxo sangüíneo para os nervos periféricos.



Glicação das proteínas, nucleotídeos e bases fosfolipídios por glioxal e metilglioxal - substratos fisiológicos de um Glioxalase.
O metilglioxal é formado espontaneamente a partir de triosefosfato em todos os organismos com a glicólise anaeróbica e de outras vias não-enzimáticas e enzimáticas de importância diferentes.
O Glioxal é formado por peroxidação lipídica e pela degradação dos monossacarídeos, derivados de proteínas e sacarídeos glicados.
Ambos os compostos podem ser formados pela degradação da monossacarídeos, proteínas glicosiladas, intermediários glicolíticos - e mesmo de degradação de agentes derivados - durante o processamento da amostra para a estimativa da sua concentração em amostras fisiológicas. Como conseqüência, as concentrações fisiológicas de metilglioxal e glioxal têm sido muitas vezes subestimada.
Glioxal e metilglioxal são potentes agentes glicantes. Glicação das proteínas é uma complexa série de reações paralelas e seqüenciais chamados coletivamente de reação de Maillard. Ela ocorre em todos os tecidos e fluidos corporais. Reações na fase inicial da glicação de proteínas pode levar glicose para a formação de frutose-lisina (FL) e N-terminal de aminoácidos frutosaminas resíduos derivados.
Reações das fases posteriores forma adutos estáveis fase final chamada produtos finais da glicação avançada (AGEs). Em contraste, glioxal e metilglioxal reage com proteínas para formar diretamente os resíduos de AGE e de forma relativamente rápida.
O aumento de AGEs está relacionado à diminuição da atividade de Glioxalase 1 -Glo1 e aumento da concentração metilglioxal.


Thornalley, Paul J. Protein and nucleotide damage by glyoxal and methylglyoxal in physiological systems - role in ageing and disease. Drug Metabol Drug Interact. 2008 ; 23(1-2): 125–150.

Nenhum comentário:

Postar um comentário