Canal de comunicação com os leitores:

Este blog foi criado em 02 de dezembro de 2009,
como suporte aos meus alunos, contudo, estou aposentada desde 10 de março de 2012, sem atividade de ensino, não tendo mais interesse de desenvolver alguns assuntos aqui postados. Continuo com o blog porque hoje está com > 237.000 visitantes de diversos lugares do mundo. Bem-vindo ao nosso ambiente virtual. Retorne com comentários e perguntas: lucitojal@gmail.com.
http://www.facebook.com/luci.tojaleseara

Tenho 17 vídeos no youtube: lucitojaleseara.

São muitas as postagens, cerca de 400, veja a lista de marcadores no lado direito do blog.

Falo sobre composição, valor nutritivo dos alimentos e biodisponibilidade dos nutrientes. Interações entre nutrientes: reação de Maillard e outras reações com proteínas, principalmente AGEs (Advanced Glycation End Products) e a relação desses compostos com as doenças crônicas: Diabetes, Alzheimer, câncer, doenças cardiovasculares entre outras. Atualmente, dedico-me mais ao conhecimento dos AGEs (glicação das proteínas dos alimentos e in vivo).

"Os AGEs (produtos de glicação) atacam praticamente todas as partes do corpo. É como se tivéssemos uma infecção de baixo grau, tendendo a agravar as células do sistema imunológico. O caminho com menos AGEs; escapa da epidemiologia dos excessos de alimentação" disse Vlassara. http://theage-lessway.com/

ATENÇÃO: A sigla AGEs não significa ácidos graxos essenciais.

Consulte também o http://lucitojalseara.blogspot.com/ Alimentos: Produtos da glicação avançada (AGEs) e Doenças crônicas.

domingo, 10 de janeiro de 2010

2- Nossos trabalhos publicados sobre AGEs e Aminas heterocíclicas.


Minha preocupação gira em torno das modificações que ocorrem com os nutrientes, durante a manipulação ou processamento, que repercutem na instalação e desenvolvimento das doenças crônicas. A leitura destes trabalhos facilitará a compreensão das modificações que ocorrem com as proteínas alimentares e o ser humano que as consomem. Clicando no item em verde, o leitor será remetido para o artigo original.

Recomendo a leitura do artigo completo, que pode ser obtido no link aqui oferecido.

BARBOSA, Júnia Helena Porto, OLIVEIRA, Suzana Lima de, SEARA, L. T. e. Produtos da glicação avançada (AGEs) dietéticos e as complicações do diabetes. Rev. Nutr., Campinas, 22(1):113-124, jan./fev., 2009.
www.scielo.br/pdf/rn/v22n1/11.pdf

BARBOSA, Júnia Helena Porto, OLIVEIRA, Suzana Lima de, SEARA, Luci Tojal e, SEARA, L. T. e. O Papel dos Produtos Finais da Glicação Avançada (AGEs) no Desencadeamento das Complicações Vasculares do Diabetes. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia. , v.32, p.940 - 950, 2008.
www.scielo.br/pdf/abem/v52n6/05.pdf

SEARA, L. T. e, RIOS, Katiane Jesus, BARRETO, Maria Adriana Firmino, BION, Francisca Martins. Risco da ingestão de aminas heterocíclicas em unidades de alimentação e nutrição. Nutrição Brasil., v.4, p.4 - 10, 2005.

http://bdtd.ufal.br/tde_arquivos/18/TDE-2010-01-22T135012Z-445/Publico/LB_Dissertacao_JuniaHelenaPortoBarbosa_2008.pdf

2 comentários:

  1. Prezada, Luci
    Sou formado em história, mas escrevi um livro sobre açúcar (o livro negro do açúcar)do ponto de vista da nutrição. No livro há um capítulo (a gênese dos bonecos de açúcar) no qual falo dos AGEs. Praticamente me limitei à reação clássica (base de Schiff > corpos de Amadori > AGEs). Li o artigo de revisão escrito por você, Suzana e Júnia e vi que reação de Maillard é um assunto muito amplo e ainda em desenvolvimento.
    De modo que muito do meu livro são ainda hipóteses que a vida vai confirmar ou não.
    Sustento que a dieta açucarada do homem moderno é a fonte de glicose e frutose (a frutose em matéria de produção de AGEs é muito pior que a glicose) que está transformando a humanidade em "bonecos de açúcar" cheios de doenças crônicas. Me baseei no médico Helion Póvoa (ele disse que AGEs não são privilégio de diabéticos, e que atacam as pessoas normais). Para se refutar essa hipótese bastaria examinar o sangue de um índio cinta larga (desses que moram no meio da mata amazônica) e verificar se eles possuem a hemoglobina glicada. Aposto que não.
    O livro negro tem um PDF grátis disponível pela internet, basta colocar o nome do livro no google que vários sites aparecem oferecendo o link. Gostaria de convidá-la a ler e trocar idéias comigo. Quem sabe numa próxima edição não poderia sair um anexo sobre o tema assinado por você?
    Atenciosamente.
    Fernando Carvalho (ferdo@oi.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Agradeço seu comentário e estou a disposição para uma discussão sobre o assunto. Dedico-me ao estudo dos AGEs e doença crônica, embora neste blog tenho que discorrer sobre os assuntos constantes da ementa da disciplina Bromatologia II do curso de Nutrição.

    ResponderExcluir