Canal de comunicação com os leitores:

Este blog foi criado em 02 de dezembro de 2009,
como suporte aos meus alunos, contudo, estou aposentada desde 10 de março de 2012, sem atividade de ensino, não tendo mais interesse de desenvolver alguns assuntos aqui postados. Continuo com o blog porque hoje está com > 237.000 visitantes de diversos lugares do mundo. Bem-vindo ao nosso ambiente virtual. Retorne com comentários e perguntas: lucitojal@gmail.com.
http://www.facebook.com/luci.tojaleseara

Tenho 17 vídeos no youtube: lucitojaleseara.

São muitas as postagens, cerca de 400, veja a lista de marcadores no lado direito do blog.

Falo sobre composição, valor nutritivo dos alimentos e biodisponibilidade dos nutrientes. Interações entre nutrientes: reação de Maillard e outras reações com proteínas, principalmente AGEs (Advanced Glycation End Products) e a relação desses compostos com as doenças crônicas: Diabetes, Alzheimer, câncer, doenças cardiovasculares entre outras. Atualmente, dedico-me mais ao conhecimento dos AGEs (glicação das proteínas dos alimentos e in vivo).

"Os AGEs (produtos de glicação) atacam praticamente todas as partes do corpo. É como se tivéssemos uma infecção de baixo grau, tendendo a agravar as células do sistema imunológico. O caminho com menos AGEs; escapa da epidemiologia dos excessos de alimentação" disse Vlassara. http://theage-lessway.com/

ATENÇÃO: A sigla AGEs não significa ácidos graxos essenciais.

Consulte também o http://lucitojalseara.blogspot.com/ Alimentos: Produtos da glicação avançada (AGEs) e Doenças crônicas.

sábado, 23 de janeiro de 2010

6- Histórico sobre pirâmide alimentar

Leitura aconselhável, em português:

LANZILLOTTI, Haydée Serrão; COUTO, Sílvia Regina Magalhães and AFONSO, Fernanda da Motta. Pirâmides alimentares: uma leitura semiótica. Rev. Nutr. [online]. 2005, vol.18, n.6, pp. 785-792. ISSN 1415-5273. http://www.scielo.br/pdf/rn/v18n6/a09v18n6.pdf

PHILIPPI, Sonia Tucunduva; LATTERZA, Andrea Romero; CRUZ, Ana Teresa Rodrigues and RIBEIRO, Luciana Cisotto. Pirâmide alimentar adaptada: guia para escolha dos alimentos. Rev. Nutr. [online]. 1999, vol.12, n.1, pp. 65-80. ISSN 1415-5273. http://www.scielo.br/pdf/rn/v12n1/v12n1a06.pdf

PHILIPPI, Sonia Tucunduva; CRUZ, Ana Teresa Rodrigues and COLUCCI, Ana Carolina Almada. Pirâmide alimentar para crianças de 2 a 3 anos. Rev. Nutr. [online]. 2003, vol.16, n.1, pp. 5-19. ISSN 1415-5273. http://www.scielo.br/pdf/rn/v16n1/a01v16n1.pdf

http://www.ehiedu.org/flash/pdfs/portugesepyr.pdf

http://www.sbnpe.com.br/revista/V22-N3-111.pdf

http://www.eteavare.com.br/arquivos/28_179.pdf

http://www.acm.org.br/acamt/normas/livro_gruposalimentares.pdf
Os guias alimentares são ferramentas de orientação à população saudável, >2 anos de idade, que visam à promoção da saúde e à prevenção de doenças, por meio da formação de hábitos alimentares de acordo com os avanços da ciência da nutrição.
Os guias alimentares representam um importante instrumento para a educação nutricional, pois facilitam a aprendizagem e a adaptação à uma conduta alimentar saudável. As representações gráficas dos guias alimentares são uma forma de adaptar os avanços da ciência da nutrição à ingestão de alimentos nutritivos.
Indicam o consumo de uma variedade de alimentos em quantidade suficiente para que juntos componham uma dieta adequada nutricionalmente (PHILIPPI et al., 1999; LANZILLOTTI, COUTO e AFONSO, 2005).
As mudanças dos métodos de preparo dos alimentos pelos fatores tempo, temperatura e umidade, aliados à composição destes, propiciam a relação entre hábitos alimentares versus doenças crônica não transmissíveis (DCNTs) (BARBOSA, LIMA e SEARA, 2008).
Recomenda-se adotar as novas pirâmides, aprimorando e complementando com as novas descobertas científicas, além das adaptações aos hábitos alimentares, como a separação do grupo das leguminosas. Faz-se necessário ressaltar a importância dos métodos de preparo dos alimentos, praticamente não considerados nesses guias alimentares, importantes pela associação com as doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs).

Nenhum comentário:

Postar um comentário