http://www.nal.usda.gov/fnic/foodcomp/search/Pesquisa do USDA National Nutrient Database para Referência Padrão
LABORATÓRIO DE DADOS de Nutrientes
Insira até cinco palavras-chave que melhor descrevem o item alimentar. Para limitar ainda mais a busca, selecione um específico grupo alimentar.
http://www.nutrition.gov/nal_display/index.php?info_center=11&tax_level=1Proporcionar o acesso fácil, on-line às informações do governo sobre alimentos e nutrição humana para os consumidores.
Um serviço da Biblioteca Nacional de Agricultura, USDA.
http://www.scielosp.org/pdf/rsp/v29n2/06.pdfMarisilda de A. Ribeiro, Tânia Lücia M. Stamford, José Eulálio C. Filho. Valor nutritivo de refeições coletivas: tabelas de composição de alimentos versus análises em laboratório. REV. Saúde Pública. 29(2) 1995.
Conclusões
Considerando a metodologia utilizada, é possível concluir:
- as tabelas subestimam os valores de cálcio e fósforo, tanto para a refeição não processada quanto na processada.
- em função da variabilidade apresentada para proteínas, cinzas, ferro e fósforo na refeição, após processamento culinário, o uso das tabelas de composição parece limitado para o planejamento e avaliação de dietas específicas.
Sugere-se, ainda, análise de preparações isoladas, assim como determinação de seus fatores de rendimento, possibilitando maior controle de modificações ocorridas pelo processamento culinário, o que seria bastante interessante e de extrema utilidade para profissionais da área de Nutrição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário