Canal de comunicação com os leitores:

Este blog foi criado em 02 de dezembro de 2009,
como suporte aos meus alunos, contudo, estou aposentada desde 10 de março de 2012, sem atividade de ensino, não tendo mais interesse de desenvolver alguns assuntos aqui postados. Continuo com o blog porque hoje está com > 237.000 visitantes de diversos lugares do mundo. Bem-vindo ao nosso ambiente virtual. Retorne com comentários e perguntas: lucitojal@gmail.com.
http://www.facebook.com/luci.tojaleseara

Tenho 17 vídeos no youtube: lucitojaleseara.

São muitas as postagens, cerca de 400, veja a lista de marcadores no lado direito do blog.

Falo sobre composição, valor nutritivo dos alimentos e biodisponibilidade dos nutrientes. Interações entre nutrientes: reação de Maillard e outras reações com proteínas, principalmente AGEs (Advanced Glycation End Products) e a relação desses compostos com as doenças crônicas: Diabetes, Alzheimer, câncer, doenças cardiovasculares entre outras. Atualmente, dedico-me mais ao conhecimento dos AGEs (glicação das proteínas dos alimentos e in vivo).

"Os AGEs (produtos de glicação) atacam praticamente todas as partes do corpo. É como se tivéssemos uma infecção de baixo grau, tendendo a agravar as células do sistema imunológico. O caminho com menos AGEs; escapa da epidemiologia dos excessos de alimentação" disse Vlassara. http://theage-lessway.com/

ATENÇÃO: A sigla AGEs não significa ácidos graxos essenciais.

Consulte também o http://lucitojalseara.blogspot.com/ Alimentos: Produtos da glicação avançada (AGEs) e Doenças crônicas.

sábado, 3 de julho de 2010

243- Food, Inc. "Alimentos S.A."



Vídeos com legenda em Português
Food, Inc. ("Alimentos S.A.", em português) é o primeiro documentário editado e apresentado pelo canal Paradigma da Matrix no Youtube. Como havia sido prometido no POST que apresentou o trailer deste documentário, aqui está o lançamento deste documento indispensável para quem tiver curiosidade em saber como é produzida a maioria da comida que consumimos actualmente.
O documentário apresenta a realidade por trás das indústrias alimentares, que dificultam ao máximo que os consumidores saibam a verdadeira origem do que estão comprando ou ingerindo. A realidade que a indústria pretende esconder a todo custo é baseada num cenário perverso: uma vida de sofrimento, tortura e confinamento de animais que são explorados para o consumo humano.

O documentário retrata como o paradigma de produção alimentar actual de produzir mais com menos recursos, um pouco à imagem da ideologia capitalista em todos os sectores, está na verdade, a revelar-se mais dispendioso do que a produção natural de comida que era utilizada há algumas gerações atrás, a despeito de toda a evolução entretanto registada na tecnologia. Os aditivos utilizados na alimentação obrigam a gastos muito maiores no controlo e no saneamento dos alimentos, o que ainda assim não impede a propagação de doenças derivadas do produto final desta alimentação sintética.

O cenário apresentado no documentário é "dantesco", deixando, no entanto alguma esperança devido à mudança que se está a operar na consciencialização do povo perante a sua alimentação.

Ficha Técnica:
Título Original: Food, Inc.
País: E.U.A.
Gênero: Documentário
Duração: 94 min.(aprox.)
Áudio: Inglês (Legendado PT)
Estúdio/Distrib.: Magnolia Pictures
Ano de Lançamento: 2009
Director: Robert Kenner
Site Oficial: http://www.foodincmovie.com/
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1286537/


NOTA: Este video está apresentável no site Youtube.com e está dividido em 10 partes. Aqui está apresentada a lista de reprodução que engloba todo o documentário na íntegra, portanto assim que terminar uma parte, começa automaticamente a seguinte. Se pretender ver o vídeo de forma manual, será necessário escolher a parte 2 após ter visionado a parte 1, e por aí a diante até concluir o visionamento de todo o documentário.

IMPORTANTE: A Parte 9 do documentário foi bloqueada no Youtube. A Parte 10 também foi bloqueada em alguns países. Pode, no entanto, fazer o download das partes citadas nos seguintes endereços:

Parte 9 + Legendas: http://www.megaupload.com/?d=PRSELD06

Parte 10 + Legendas: http://www.megaupload.com/?d=P3CVPQY7

Nenhum comentário:

Postar um comentário