Canal de comunicação com os leitores:

Este blog foi criado em 02 de dezembro de 2009,
como suporte aos meus alunos, contudo, estou aposentada desde 10 de março de 2012, sem atividade de ensino, não tendo mais interesse de desenvolver alguns assuntos aqui postados. Continuo com o blog porque hoje está com > 237.000 visitantes de diversos lugares do mundo. Bem-vindo ao nosso ambiente virtual. Retorne com comentários e perguntas: lucitojal@gmail.com.
http://www.facebook.com/luci.tojaleseara

Tenho 17 vídeos no youtube: lucitojaleseara.

São muitas as postagens, cerca de 400, veja a lista de marcadores no lado direito do blog.

Falo sobre composição, valor nutritivo dos alimentos e biodisponibilidade dos nutrientes. Interações entre nutrientes: reação de Maillard e outras reações com proteínas, principalmente AGEs (Advanced Glycation End Products) e a relação desses compostos com as doenças crônicas: Diabetes, Alzheimer, câncer, doenças cardiovasculares entre outras. Atualmente, dedico-me mais ao conhecimento dos AGEs (glicação das proteínas dos alimentos e in vivo).

"Os AGEs (produtos de glicação) atacam praticamente todas as partes do corpo. É como se tivéssemos uma infecção de baixo grau, tendendo a agravar as células do sistema imunológico. O caminho com menos AGEs; escapa da epidemiologia dos excessos de alimentação" disse Vlassara. http://theage-lessway.com/

ATENÇÃO: A sigla AGEs não significa ácidos graxos essenciais.

Consulte também o http://lucitojalseara.blogspot.com/ Alimentos: Produtos da glicação avançada (AGEs) e Doenças crônicas.

domingo, 23 de setembro de 2012

380- Carboximetillisina em fórmulas dietética, enteral e parenteral


Júnia Porto e Hanna Ahmed, IMARS, Nancy, França, setembro 2012.


IMARS (www.imars.org/online/)
Fundada em 2005, a Sociedade Internacional de reação de Maillard reúne pesquisadores e clínicos envolvidos na área de reações carbonila em alimentos, biologia e medicina. Promove pesquisas sobre reação de Maillard e de glicação de proteínas e suas inúmeras aplicações, organiza regularmente congressos internacionais sobre o mesmo tema, além daqueles que foram realizadas desde 1979.

Centenário da reação de Maillard


Em 1912, Louis Camille Maillard, publicou um artigo descrevendo a reação que hoje leva seu nome.

Maillard foi de Lorraine. Ele estudou e ensinou em faculdades de ciências e medicina em Nancy, onde foi nomeado vencedor em várias ocasiões. Natural de  Nancy no Norte / Leste da França, cem anos após a descrição da ação de açúcares sobre as proteínas, o IMARS  e a Universidade de Lorraine ofereceu à comunidade científica as últimas pesquisas sobre o tema.

Forneceu uma atualização sobre os últimos campos de aplicação da reação de Maillard: não só para a alimentação e nutrição, mas também medicina - diabetologia - gerontologia - cosmetologia.
O simpósio foi realizado na Universidade / Nancy Brabois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário