Canal de comunicação com os leitores:

Este blog foi criado em 02 de dezembro de 2009,
como suporte aos meus alunos, contudo, estou aposentada desde 10 de março de 2012, sem atividade de ensino, não tendo mais interesse de desenvolver alguns assuntos aqui postados. Continuo com o blog porque hoje está com > 237.000 visitantes de diversos lugares do mundo. Bem-vindo ao nosso ambiente virtual. Retorne com comentários e perguntas: lucitojal@gmail.com.
http://www.facebook.com/luci.tojaleseara

Tenho 17 vídeos no youtube: lucitojaleseara.

São muitas as postagens, cerca de 400, veja a lista de marcadores no lado direito do blog.

Falo sobre composição, valor nutritivo dos alimentos e biodisponibilidade dos nutrientes. Interações entre nutrientes: reação de Maillard e outras reações com proteínas, principalmente AGEs (Advanced Glycation End Products) e a relação desses compostos com as doenças crônicas: Diabetes, Alzheimer, câncer, doenças cardiovasculares entre outras. Atualmente, dedico-me mais ao conhecimento dos AGEs (glicação das proteínas dos alimentos e in vivo).

"Os AGEs (produtos de glicação) atacam praticamente todas as partes do corpo. É como se tivéssemos uma infecção de baixo grau, tendendo a agravar as células do sistema imunológico. O caminho com menos AGEs; escapa da epidemiologia dos excessos de alimentação" disse Vlassara. http://theage-lessway.com/

ATENÇÃO: A sigla AGEs não significa ácidos graxos essenciais.

Consulte também o http://lucitojalseara.blogspot.com/ Alimentos: Produtos da glicação avançada (AGEs) e Doenças crônicas.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

357- Programa de Saúde Pública: "A vida com menos AGEs - Produtos de glicação"

Júnia Porto e Vlassara em Nancy, França, durante o evento do IMARS, setembro 2012.
"O caminho com menos AGEs; escapa da epidemiologia dos excessos alimentares."
(PR NewsChannel) / March 20, 2012 / NEW YORK 
Nova pesquisa surge da maneira de escapar de várias doenças crônicas através da adopção de estratégia alimentar simples e de baixo custo.
http://www.prnewschannel.com/2012/03/20/new-research-urges-way-to-escape-multiple-chronic-diseases-by-adopting-singular-low-cost-eating-strategy/the-age-less-way/


Drª. Helen Vlassara, pesquisadora no Mount Sinai School of Medicine, em Nova York e primeira autora do estudo, disse que o composto, chamado produtos de glicação avançada ou AGEs, podem desencadear uma forte reação do sistema imunológico, acabando por danificar vasos sanguíneos.

 "AGEs atacam praticamente todas as partes do corpo", disse Vlassara. "É como se tivéssemos uma infecção de baixo grau, tendendo a agravar as células do sistema imunológico." 

Uma dieta rica em AGEs ao longo da vida deixa o sistema imunológico em um constante estado de baixo grau de inflamação que danifica as artérias de pequeno e médio porte. Esta, por sua vez, pode levar a doença cardíaca e outros problemas comuns aos diabéticos, disse ela. 

Os diabéticos são particularmente sensíveis aos efeitos dos vasos danificados por AGEs, mas AGEs dietéticos podem ser controlados cozinhando os alimentos de forma diferente, acrescentou. 

Dr. Eugene Barrett, um professor de medicina na Universidade de Virginia e presidente eleito da American Diabetes Association, disse que o estudo por Vlassara é potencialmente importante no controle do diabetes, mas é necessária mais investigação para compreender os papéis que os   AGEs podem  desempenhar na doença cardíaca.

Estudos utilizando animais diabéticos têm mostrado que uma redução de AGEs pode reduzir a incidência de doença cardíaca ou atrasar o seu aparecimento. Tais estudos devem ser realizados em seres humanos para provar o valor do controle de AGEs, disse Vlassara. A chave para abaixar os AGEs dietéticos é cozinhar por um curto período de tempo, na presença de umidade elevada. Isto quer dizer que a fervura ou vapor devem ser reduzidos ao tempo mínimo exigido, em carnes. 

A carne pode ser refogada, mas deve ser cortada muito fina e cozida rapidamente com uma pequena quantidade de óleo. Um dos alimentos com maior teor de AGEs é o peru cozido da maneira tradicional americana. "Nós cozinhamos por muitas horas", disse ela. "Isso tenderia a formar um número enorme de AGEs." 
Vlassara disse que refrigerantes, café e chocolate também são carregados com AGEs. Para os diabéticos, recomenda-se refrigerantes livre-de-açúcar, mas  versões claras em vez das versões de  bebidas escuras. Algumas das colas escuras,  adicionam produtos carameladas que são cheios ​​de AGEs. 
Drª. Helen Vlassara, pioneira na pesquisa de diabetes e envelhecimento, tem dedicado muito do seu trabalho científico recente ao paradoxo das doenças crônicas que estão se espalhando em meio à nutrição abundante e ao progresso da medicina sem precedentes. Popularmente conhecida como a nova "epidemia" de obesidade, diabetes, doença do coração e renal, demência e outras formas de envelhecimento precoce são vistos como o "tsunami" que varre a saúde global, provocadas pelos AGEs. "O caminho com menos AGEs; escapa da epidemiologia dos excessos de alimentação."
Vlassara revela que ela descobriu como uma cultura profundamente falha de se alimentar,  enganava a saúde em vários níveis. 

Vlassara também argumenta que apesar de vivermos mais tempo hoje, apenas alguns desfrutam de uma melhor qualidade de vida. Tudo isso ela traça pela mutilação de nossas defesas naturais, pelo efeito colateral da melhoria do apetite e do excesso de alimentos processados. Baseado em suas descobertas radicais, ela propõe que simples "dicas" podem ajudar a recuperar as defesas naturais perdidas e  afastar as epidemias de doenças crônicas. Alimentação com o mínimo de AGEs    evita doenças, atrasa o envelhecimento e prolonga a vida.
Vlassara incentiva os leitores a optar contra o lema- "comer é o nosso caminho" através da vida, atraídos por toxinas saborosas embutidas nos alimentos modernos. Ela observa que não é apenas o uso abundante de "carne e batatas" que fazem com que os americanos são os mais gordos e mais doentes, mas sim uma obsessão com o "gosto" de alimentos como em hambúrgueres, bacon, pizza e batatas fritas. Certos sabores, chamados produtos finais da glicação avançada ou AGEs, são toxinas que enfraquecem o sistema imunológico e drenam a força vital. São formados principalmente durante o aquecimento de alimentos a seco, um processo antigo usado em fritura, grelhar, assar e agora estão aumentados exponencialmente através da produção em escala industrial de alimentos processados ​​e marketing. Como provável resultado deste consumo errôneo, mesmo em crianças, hoje, ocorrem taxas alarmantes de doenças do "adulto" em crianças, devido aos muitos AGEs que estão em fórmulas infantis processadas pelo calor. 
O impacto total de suas descobertas inesperadas convenceu Vlassara da necessidade de uma solução prática, de baixo custo - o caminho da alimentação com baixo AGEs. Estudos clínicos confirmaram melhorias acentuadas nos marcadores de doenças, no peso, na inflamação do corpo, no metabolismo e na função vascular, após alguns meses com alimentação baixa em AGEs. É especialmente notável que isso foi conseguido sem reduzir calorias, sem muito menos passar fome.


"O caminho menos AGE não exige revisão dramática de um estilo de vida", diz Vlassara. "Tudo o que se tem a fazer é uma mudança nos métodos de preparação de refeições, comprometendo-se com aqueles que protegem a nossa comida, respeitando os AGEs. Este simples ajuste restaura rapidamente o nosso centro de energia e força, e automaticamente nos salva de um monte de problemas no futuro, agindo como uma poupança bancária. Sem fome envolvida e sem nenhum custo, servindo para a sua vida e da sua família. Este é o caminho da ingestão de alimentos mais adequados, mais verde. "

Vlassara espera que os novos insights vai sacudir a nossa consciência sobre o que existe  fundamentalmente errado, com perspectiva insalubre para esta geração. Ela acredita que cientificamente, sólidos conceitos compreensíveis, oferecidos com uma vasta gama de soluções práticas e escolhas, são o que todo mundo precisa, como hábitos para um corpo 
e mente mais vigorosos, e um futuro melhor para as gerações mais jovens.

Sobre o Autor: Dr. Helen Vlassara é uma professora de medicina, geriatria e medicina molecular, bem como diretora da Divisão de Diabetes Experimental e Envelhecimento do Mount Sinai School of Medicine, em Nova York. Ela é conhecida internacionalmente por sua pesquisa sobre as causas e as novas terapias para diabetes e doenças relacionadas ao envelhecimento. Ela também foi pioneira, e construiu o corpo principal da evidência de que os AGEs na dieta moderna contribuem para a diabetes e outras doenças crônicas. Ela e seus colegas lançaram o conceito de restrição de AGEs, cunhado como "A dieta com menos AGEs", uma estratégia custo-efetiva para reduzir a diabetes e melhorar o envelhecimento saudável. Ela possui vários prêmios e distinções e publicou numerosos artigos científicos, revisões e capítulos de livros.

Por exemplo, há uma evidência crescente de que AGEs podem estar implicados no desenvolvimento das doenças crônicas degenerativas associadas com o envelhecimento, incluindo, mas não se limitam a:
  • A doença cardiovascular
  • Doença de Alzheimer, e
  • Diabetes
Vários estudos têm mostrado que a restrição do consumo de AGEs pode levar a um tempo de vida aumentado em modelos animais.

De acordo com um documento que resume a pesquisa recente sobre AGEs i :
"...  dados suportam que AGEs endógenos estão associados com o funcionamento de órgãos em declínio. Parece que AGEs dietéticos também podem estar relacionados.
... A partir de hoje, a restrição de ingestão de AGEs e exercício foi mostrado reduzir com segurança AGEs em circulação, com redução do estresse oxidativo e marcadores inflamatórios. "

Dr. Uribarri tem estudado muito os produtos de glicação avançada (AGEs) e seu impacto negativo sobre a saúde, incluindo diabetes, doença cardíaca e doença renal. 

 É uma das razões pelas quais ele desenvolveu o que ele descreve como "um programa prático que lhe dá o controle sobre sua saúde", conhecido como "O caminho com menos AGE."

Você vai observar rapidamente que este não é apenas mais um truque para perda de peso, mas um método para restaurar a saúde do corpo, isto é, para a saúde que era para ter. 

Alguns dos conceitos Dr. Uribarri compartilhados durante esta entrevista, vai ser muito controverso para aqueles das comunidades de baixa-carboidratos, inclusive porque ele acredita que gorduras animais aumentam AGEs, com adesão as proteínas que levam a ateroscleroses. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário