Canal de comunicação com os leitores:

Este blog foi criado em 02 de dezembro de 2009,
como suporte aos meus alunos, contudo, estou aposentada desde 10 de março de 2012, sem atividade de ensino, não tendo mais interesse de desenvolver alguns assuntos aqui postados. Continuo com o blog porque hoje está com > 237.000 visitantes de diversos lugares do mundo. Bem-vindo ao nosso ambiente virtual. Retorne com comentários e perguntas: lucitojal@gmail.com.
http://www.facebook.com/luci.tojaleseara

Tenho 17 vídeos no youtube: lucitojaleseara.

São muitas as postagens, cerca de 400, veja a lista de marcadores no lado direito do blog.

Falo sobre composição, valor nutritivo dos alimentos e biodisponibilidade dos nutrientes. Interações entre nutrientes: reação de Maillard e outras reações com proteínas, principalmente AGEs (Advanced Glycation End Products) e a relação desses compostos com as doenças crônicas: Diabetes, Alzheimer, câncer, doenças cardiovasculares entre outras. Atualmente, dedico-me mais ao conhecimento dos AGEs (glicação das proteínas dos alimentos e in vivo).

"Os AGEs (produtos de glicação) atacam praticamente todas as partes do corpo. É como se tivéssemos uma infecção de baixo grau, tendendo a agravar as células do sistema imunológico. O caminho com menos AGEs; escapa da epidemiologia dos excessos de alimentação" disse Vlassara. http://theage-lessway.com/

ATENÇÃO: A sigla AGEs não significa ácidos graxos essenciais.

Consulte também o http://lucitojalseara.blogspot.com/ Alimentos: Produtos da glicação avançada (AGEs) e Doenças crônicas.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

282- Contribuição dos AGEs dietéticos no desenvolvimento da aterosclerose e atuação de anti-glicantes naturais

Universidade Federal de Algoas - UFAL
Núcleo de Tecnologia da Informação - NTI
Congresso Acadêmico UFAL 2010
"Comprovante de Submissão de Trabalho"

Introdução
As glicotoxinas/AGEs, do inglês advanced glycation end products são formados no organismo e no alimento, principal fonte exógena. Sua absorção da dieta constitui polêmica no meio científico atual, com valores iguais e/ou maiores que 10% de absorção. Quando na circulação, os AGEs glicam proteínas da parede vascular e do sangue, promovem a geração de espécies reativas de oxigênio/estresse oxidativo e a resposta inflamatória, eventos dependentes ou não de RAGE – receptor para AGEs. Estimulando a disfunção endotelial e a aterosclerose, de acordo com a cronicidade desse processo, facilitando o agravamento de eventos cardiovasculares como o infarto agudo do miocárdio. Considerando a associação entre AGEs e diversos processos patológicos, anti-glicantes naturais surgem para minimizar sua formação e consequente acúmulo e atuação no organismo, fornecendo potencial preventivo e terapêutico para doenças crônicas e suas complicações. Anti-glicantes naturais incluem substâncias naturalmente presentes em alimentos, nutrientes ou não, e extratos herbais. Atuam inibindo a formação e progressão dos produtos de Amadori a AGEs, reduzindo o estresse oxidativo, ligando-se e detoxificando intermediários dicarbonílicos.
Método
A revisão de literatura foi realizada com base em periódicos nacionais e internacionais, nas Bases de Dados Medline, PUBMed, Periódicos CAPES, ScienceDirect e SciELO. As palavras-chave selecionadas para a pesquisa incluíram chronical diseases, atherosclerosis, cardiovascular disease, advanced glycation endproducts, glycation, glycoxidation, glycotoxins, anti-glycation e herbal extracts agrupadas de maneiras diversas para otimizar a busca. Foram considerados estudos publicados nas línguas inglesa, espanhola, francesa e portuguesa, compreendendo artigos de revisão, ensaios clínicos (estudos de coorte e caso-controle) e experimentais, que trataram dos mecanismos de formação e ação de AGEs, sua repercussão para o desenvolvimento de DCNTs e particularmente doenças cardiovasculares como a aterosclerose, e as perspectivas de terapias anti-glicantes naturais através de extratos herbais, antioxidantes e alimentos funcionais.

Resultados
Os estudos consultados mostram fortes evidências de associação entre o pool endógeno de AGEs e a disfunção endotelial, sugerindo-o como fator causal para a instalação de doenças como a aterosclerose e apresentando seus possíveis mecanismos fisiopatólogicos. Além disso, as evidências conduzem para estratégias anti-glicantes através de substâncias presentes em alimentos que são capazes de minimizar os efeitos deletérios dos AGEs sobre o organismo, tornando-se uma estratégia adjuvante para prevenção e tratamento de inúmeras doenças, incluindo as doenças cardiovasculares e suas complicações.

Conclusões:
Assim, estratégias que diminuem o efeito deletério dos AGEs sobre a saúde humana, tais como redução da ingestão de AGEs dietéticos e aumento do consumo de antioxidantes e/ou anti-glicantes precisam ser consideradas para aumentar os benefícios da terapias nutricionais relativas a doenças crônicas associadas ao estresse oxidativo e a inflamação tais como a aterosclerose e suas complicações.

Palavra chave 1 : glycation
Palavra chave 2 : atherosclerosis
Palavra chave 3 : anti-glycation

AUTOR ROSE CAROLINNE CORREIA DA SILVA
APRESENTADOR ELISA BATISTA OLIVEIRA E SILVA
ORIENTADOR LUCI TOJAL E SEARA
"Campus A. C. Simões, BR 104 Norte – Km 96,7 – Tabuleiro do Martins – 57072-970 – Maceió-AL."
"Telefone: (82) 3214-1087 – Fax: (82) 3214-1660"
Emitido pelo sistema do Congresso Acadêmico 2010 em 5/10/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário