Canal de comunicação com os leitores:

Este blog foi criado em 02 de dezembro de 2009,
como suporte aos meus alunos, contudo, estou aposentada desde 10 de março de 2012, sem atividade de ensino, não tendo mais interesse de desenvolver alguns assuntos aqui postados. Continuo com o blog porque hoje está com > 237.000 visitantes de diversos lugares do mundo. Bem-vindo ao nosso ambiente virtual. Retorne com comentários e perguntas: lucitojal@gmail.com.
http://www.facebook.com/luci.tojaleseara

Tenho 17 vídeos no youtube: lucitojaleseara.

São muitas as postagens, cerca de 400, veja a lista de marcadores no lado direito do blog.

Falo sobre composição, valor nutritivo dos alimentos e biodisponibilidade dos nutrientes. Interações entre nutrientes: reação de Maillard e outras reações com proteínas, principalmente AGEs (Advanced Glycation End Products) e a relação desses compostos com as doenças crônicas: Diabetes, Alzheimer, câncer, doenças cardiovasculares entre outras. Atualmente, dedico-me mais ao conhecimento dos AGEs (glicação das proteínas dos alimentos e in vivo).

"Os AGEs (produtos de glicação) atacam praticamente todas as partes do corpo. É como se tivéssemos uma infecção de baixo grau, tendendo a agravar as células do sistema imunológico. O caminho com menos AGEs; escapa da epidemiologia dos excessos de alimentação" disse Vlassara. http://theage-lessway.com/

ATENÇÃO: A sigla AGEs não significa ácidos graxos essenciais.

Consulte também o http://lucitojalseara.blogspot.com/ Alimentos: Produtos da glicação avançada (AGEs) e Doenças crônicas.

sábado, 18 de junho de 2011

338- Esplicações sobre o MyPlate, vídeo de nossa autoria

http://www.youtube.com/watch?v=b0eD9_0jYL4



Tentei apresentar o MyPlate neste vídeo, será que consegui? Gostaria de ter comentários a respeito.

Desde junho de 2011, o novo guia alimentar nos EUA é o “Choose My Plate”, em substituição à antiga pirâmide alimentar. Agora, a população americana deve se orientar por este guia criado pelo USDA ( United States Department of Agriculture ). A intenção é ajudar as pessoas a decidir o que colocar em seus pratos para seguir uma alimentação saudável e diminuir os níveis de obesidade.

O programa consiste em um prato dividido em 4 grupos alimentares: frutas, grãos, vegetais e proteína, além de um copo que representa o grupo dos lacticínios. Além disso, eles dão destaque a 7 mensagens que devem ser aplicadas no dia-a-dia:
Aproveite sua refeição, mas coma menos;
Evite porções muito grandes;
Componha a metade de seu prato com verduras e frutas;
Metade de seus grãos devem ser sob a forma integral;
Opte por leite desnatado ou semi desnatado;
Compare o sódio nos alimentos como sopas, pães e alimentos congelados e opte pelo o de menor valor;
Beba água ao invés de bebidas açucaradas.
O guia é muito válido, porém é feito de acordo com o hábito e cultura americana, que, por exemplo, inclui leite em suas refeições como almoço e jantar – quanto a isso, vale uma ressalva: o Cálcio dos lacticínios interfere na absorção do ferro presente em alimentos como feijões e carnes, o que pode comprometer a absorção deste mineral.

Deixe o novo USDA alimentos ícone "MyPlate", que substituiu o "MyPyramid" guiá-lo no planejamento de suas refeições. "MyPlate" é dividido em quatro seções, que são o alimento colorido grupos-vermelho para frutas, vegetais verde para, laranja para grãos, e de púrpura para a proteína com uma seção separada azul para lácteos no lado e segue as novas orientações dietéticas EUA para os americanos. Siga as porções recomendadas para cada grupo de alimentos em www.myplate.gov.

Nenhum comentário:

Postar um comentário