domingo, 26 de junho de 2011

344- AGEs dietético- 3ª Parte

http://www.youtube.com/watch?v=DvLjU7MxCCo





 Vias químicas que levam à formação de AGEs. Bases de Schiff são produzidas durante a condensação da reação glicose-proteína.  Reativas dicarbonilas precursores de AGEs são formados através da degradação da base de Schiff e intermediários (Namiki caminho) ou através de auto-oxidação dos açúcares redutores catalisadas por metal  (Wolff pathway).
Processamento de alimentos, especialmente o aquecimento  prolongado, tem um efeito acelerador na geração de AGEs e uma proporção significativa dos AGEs ingeridos é absorvida com os alimentos.

Alimentos preparados em altas temperaturas e sem adição de água – como uma carne muito grelhada – possuem altos níveis de AGEs (produtos finais da glicação), também levam ao dano às células e ao colágeno, tal qual o causado pelo açúcar. Mas alguns ingredientes podem inibir a ação desses AGEs, como canela, orégano, pimenta, alho e gengibre, assim como os ricos em antioxidantes, que agem contra danos provocados pelos chamados radicais livres.
Vídeo elaborado por Luci Tojal e Seara, em 26/11/2011, colocado no YOUTUBE, como parte de uma educação a distância.

343- Produtos de Glicação Avançada e doenças crônicas Parte 2

http://www.youtube.com/watch?v=BsyQpPsAai8



AGEs são espontaneamente produzidas em tecidos humanos e estão na circulação como parte do metabolismo normal e se acumulam durante o período normal de envelhecimento. O processo é acelerado em condições de hiperglicemia e maior estresse oxidativo e tem sido implicado na progressão de doenças relacionadas à idade, tais como diabetes mellitus, aterosclerose, insuficiência renal crônica e doença de Alzheimer.
Tanto MG e AGEs podem induzir o estresse oxidativo, inflamação e disfunção mitocondrial e estão implicados nas complicações da diabete, relacionadas com as doenças neurológicas relacionadas a idade.
Vídeo elaborado por Luci Tojal e Seara em 2011

quinta-feira, 23 de junho de 2011

quarta-feira, 22 de junho de 2011

340- Vídeo sobre formação de AGEs por Luci Tojal e Seara

1º vídeo. AGEs: formação endógena e no alimento, ação no organismo, absorção dos AGEs dietéticos. No 2ª vídeo: Quantidade de AGEs nos alimentos e sua relação com doenças crônicas. Quer saber mais sobre AGEs? A Profª Luci Tojal e Seara, aposentada da UFPE, está disponível para ministrar cursos na sua Universidade e para integrar equipes de educação a distância. http://lucitojal.blogspot.com/. lucitojal@uol.com.br.


Animais e em estudos in vitro demonstraram que AGEs podem causar uma série de efeitos adversos ao nível celular e tecidual. Estes incluem a redução da atividade enzimática, danos aos ácidos nucléicos, cross-linking e degradação prejudicada de proteínas e indução de caminhos citotóxicos.

domingo, 19 de junho de 2011

sábado, 18 de junho de 2011

338- Esplicações sobre o MyPlate, vídeo de nossa autoria

http://www.youtube.com/watch?v=b0eD9_0jYL4



Tentei apresentar o MyPlate neste vídeo, será que consegui? Gostaria de ter comentários a respeito.

Desde junho de 2011, o novo guia alimentar nos EUA é o “Choose My Plate”, em substituição à antiga pirâmide alimentar. Agora, a população americana deve se orientar por este guia criado pelo USDA ( United States Department of Agriculture ). A intenção é ajudar as pessoas a decidir o que colocar em seus pratos para seguir uma alimentação saudável e diminuir os níveis de obesidade.

O programa consiste em um prato dividido em 4 grupos alimentares: frutas, grãos, vegetais e proteína, além de um copo que representa o grupo dos lacticínios. Além disso, eles dão destaque a 7 mensagens que devem ser aplicadas no dia-a-dia:
Aproveite sua refeição, mas coma menos;
Evite porções muito grandes;
Componha a metade de seu prato com verduras e frutas;
Metade de seus grãos devem ser sob a forma integral;
Opte por leite desnatado ou semi desnatado;
Compare o sódio nos alimentos como sopas, pães e alimentos congelados e opte pelo o de menor valor;
Beba água ao invés de bebidas açucaradas.
O guia é muito válido, porém é feito de acordo com o hábito e cultura americana, que, por exemplo, inclui leite em suas refeições como almoço e jantar – quanto a isso, vale uma ressalva: o Cálcio dos lacticínios interfere na absorção do ferro presente em alimentos como feijões e carnes, o que pode comprometer a absorção deste mineral.

Deixe o novo USDA alimentos ícone "MyPlate", que substituiu o "MyPyramid" guiá-lo no planejamento de suas refeições. "MyPlate" é dividido em quatro seções, que são o alimento colorido grupos-vermelho para frutas, vegetais verde para, laranja para grãos, e de púrpura para a proteína com uma seção separada azul para lácteos no lado e segue as novas orientações dietéticas EUA para os americanos. Siga as porções recomendadas para cada grupo de alimentos em www.myplate.gov.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

segunda-feira, 6 de junho de 2011

336- MyPlate

02 de junho de 2011

Foi revelado oficialmente, a nova orientação dietética dos USDA tem sido simbolizada na forma de um prato chamado MyPlate. Esta idéia não é novidade para dietistas, uma vez que tem sido ensinado há anos. É uma maneira melhor para o USDA ensinar ao público como traduzir suas diretrizes sobre o que a população deve estar colocando em seus pratos.

MyPlate faz parte de uma iniciativa de comunicação com Dietary Guidelines for Americans 2010  para ajudar consumidores a fazer melhores escolhas alimentares.
MyPlate é projetado para lembrar aos americanos a alimentar-se saudavelmente, mas não destina-se a mudança de comportamento do consumidor sozinho.
MyPlate ilustra os cinco grupos de alimentos usando uma refeição familiar.


Equilibrar as calorias
● Aprecie a sua refeição, mas procure comer menos.
● Evite porções grandes.
Aumentar o consumo de certos alimentos:
● Consumir frutas a metade da quantidade de legumes.
● Consumir grãos e, pelo menos, metade deve ser de grãos integrais.
● Mude para o leite desnatado ou de baixo conteúdo em gorduras (1%).
Reduzir o consumo de certos alimentos:
● Compare conteúdo de sódio em alimentos como sopa, pão e refeições congeladas - e escolher os alimentos com menor quantidade de sódio.
● Beba água em vez de bebidas açucaradas.
http://www.cnpp.usda.gov/Publications/MyPlate/MyPlateGraphicsStandards.pdf