Autor(a): Iara Waitzberg Lewinski
Data: 26/01/2010 09:42:18
Existe diferença entre a composição nutricional de alimentos orgânicos e convencionais?
Não, foram os resultados de centenas de artigos científicos que compararam a composição nutricional de alimentos cultivados organicamente com aqueles cultivados convencionalmente. Exceto poucos estudos que alegaram o contrário, não há diferença na quantidade de nutrientes encontrados.
A agricultura orgânica é definida como a produção de alimentos de origem vegetal e animal sem a utilização de agrotóxicos e adubos químicos sintéticos ou outros agentes contaminantes. No entanto, devido à contaminação ambiental generalizada, as práticas de agricultura orgânica não podem garantir a ausência total de resíduos. Contudo, é possível aplicar métodos que visem à minimização da contaminação do ar, do solo e da água.
Há na literatura alguns trabalhos que relatam diferenças quanto à composição nutricional de alimentos cultivados de maneira orgânica e convencional, mas estes dados ainda são insuficientes para que se possa afirmar com convicção. Um estudo apontou maior quantidade de fósforo nos alimentos orgânicos, e de nitrogênio nos convencionais, mas, segundo os autores, isto pode ser sido devido ao uso de diferentes fertilizantes.
Apesar da maioria dos estudos científicos apontar para a similaridade na composição nutricional desses produtos, a grande disparidade entre eles está na quantidade de contaminantes.
Em um dos trabalhos publicados verificou-se a influência de diferentes tipos de fertilizantes sobre os principais componentes antioxidantes de tomates e concluiu-se que as fontes de adubos podem ter um expressivo efeito sobre a concentração destes compostos. A utilização de adubos orgânicos aumentou os níveis de fenólicos totais e o ácido ascórbico. Porém, os autores afirmam que são necessários estudos em escala comercial para que seja possível a confirmação de tais resultados.
No que diz respeito a contaminantes minerais, ao comparar alimentos vegetais orgânicos e convencionais, autores observaram maiores concentrações de cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, sódio e selênio nos orgânicos. Já outros minerais, como o alumínio, chumbo e mercúrio apresentavam-se em menores quantidades, quando comparados aos alimentos convencionais.
Bibliografia (s)
Dangour AD, Dodhia SK, Hayter A, Allen E, Lock K, Uauy R. Nutritional quality of organic foods: a systematic review. Am J Clin Nutr. 2009;90:680-5.
Mello JC, Dietrich R, Meinert EM, Teixeira E, Amante ER. Efeito do cultivo orgânico e convencional sobre a vida-de-prateleira de alface americana (Lactuca sativa L.) minimamente processada. Ciênc Tecnol Aliment. 2003;23(3):418-26.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010120612003000300022&script=sci_arttext&tlng=pt. Acessado em: 13/01/2010.
Borguini RG, Torres EAFS. Alimentos orgânicos: qualidade nutritiva e segurança do alimento. Segurança Alimentar e Nutricional. 200613(2):64-75.
http://www.unicamp.br/nepa/arquivo_san/Alimentos_organicos.pdf. Acessado em: 13/01/2010.
http://www.nutritotal.com.br/perguntas/?acao=bu&categoria=1&id=553
Nenhum comentário:
Postar um comentário