Guilherme, Fátima F. P. and Jokl, Lieselotte Emprego de fubá de melhor qualidade protéica em farinhas mistas para produção de biscoito. Ciênc. Tecnol. Aliment., Mar 2005, vol.25, no.1, p.63-71. ISSN 0101-2061
O emprego de milhos de melhor qualidade protéica (QPM - quality protein maize) - desenvolvidos a partir do milho Opaco-2 - na substituição parcial da farinha de trigo foi pesquisado colaborativamente entre os Centros Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo e o de Tecnologia Agroindustrial de Alimentos, ambos pertencentes à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA. Foram avaliadas as características tecnológicas de diversos cultivares QPM direcionadas, principalmente, para a panificação, obtendo-se resultados promissores [25]. Mas também outras fontes protéicas, como soro de leite e derivados de soja, vêm sendo pesquisadas na formulação de misturas panificáveis [23, 27], com igual sucesso.
As proteínas do milho; Milho opaco 2; Milho com qualidade proteíca melhorada (QPM) opaco 2 modificado; Milhos de alta qualidade protéica na nutrição humana; Utilização do milho QPM na alimentação de animais; O mutante opaco 2 e seus genes modificadores; Desenvolvimento de cultivares QPM na Embrapa; Desenvolvimento de cultivares QPM em nível global.
Nenhum comentário:
Postar um comentário