Alterações nas concentrações de macro e micro nutrientes de acordo com grau de extração, segundo Sgarbieri, Valdemiro C. Alimentos e Nutrição - Fator de saúde e desenvolvimento. Campinas, UNICAMP; São Paulo: Almed, 1987. p- 298.
O decréscimo da concentração de proteína na farinha refinada é muito pequeno em relação à farinha integral, porém a qualidade da proteína pode sofrer alterações significativas. Uma comparação da concentração em aminoácidos em farinhas com 72-74% de extração com a da farinha de trigo integral é ilustrada no quadro 3.14. O processo de panificação, cozimento da massa a temperaturas elevadas, poderá comprometer o valor biológico das proteínas devido ao estímulo a reação do tipo Maillard se o grau de extração for maior, pois estará com o conteúdo de lisina maior; além do conteúdo de ácido fítico que aumenta seu poder quelante de minerais divalentes, tais como ferro, cálcio, cobre, zinco e outros. Esse é um dos inconvenientes apontados para o uso de farinhas integrais de grãos de cereais.
http://www.insumos.com.br/aditivos_e_ingredientes/materias/98.pdf
DOENÇA CELÍACA
Intolerância às proteínas provenientes do trigo, centeio, aveia e cevada
proteína do trigo = Glúten = glutenina + gliadina
Pro-Ser-Gln-Gln-Pro
Frações proteícas solúveis em álcool
PROLAMINAS
TRATAMENTO
Alimentação totalmente isenta de glúten
Farelo
Farelo é um resíduo da fabricação da farinha de gramíneas - trigo , arroz , milho ...
Existe a parte interna (endosperma ), as cascas (farelo) e o gérmen
Matéria exibida no JORNAL HOJE da REDE GLOBO de televisão do dia 02 de novembro de 2009 (Segunda-feira). Apresentado por..., com reportagem de João Carlos Borda, pautou O PODER DA SEMENTE DE LINHAÇA pela REDE GLOBO de televisão (Regional Ribeirão Preto) de Ribeirão Preto/SP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário