sábado, 17 de abril de 2010

92- Ação dos antioxidantes



2 de maio de 2009 — A importância dos antioxidantes para seu organismo. HumaneProductions
Este vídeo descreve a formação de radicais livres e do estresse oxidativo.

Os efeitos patológicos dos AGEs estão relacionados à capacidade destes compostos de modificar as propriedades químicas e funcionais das mais diversas estruturas biológicas. Através da geração de radicais livres, da formação de ligações cruzadas com proteínas ou de interações com receptores celulares, os AGEs promovem, respectivamente, estresse oxidativo, alterações morfofuncionais e aumento da expressão de mediadores inflamatórios (Ahmed, 2005; Jakus & Rietbrock, 2004; Bierhaus et al., 1998).







Alimentos do grupo das brassicas, como brócolis, repolho, couve-flor, agrião, entre outros, são ricos em glicosinolatos. Esta substância está mais ativa quando o vegetal é cortado, mas quando cozido em água ele se perde para o meio de cocção. Então, neste caso seria interessante cortar bem o alimento, porém não cozinhar ou cozinhar sem água, como em um refogado.
Tomate - Rico em um carotenoide, o licopeno, que é muito mais absorvido e tem mais efeito no organismo quando o alimento é processado e aquecido.
Neste caso, seria melhor consumir o tomate na forma de molho de tomate do que cru.
Antocianinas – Substância que da a cor vermelha em frutas como pitanga, morango, açaí e repolho roxo. Elas são instáveis se aquecidas, portanto, é melhor consumi-las cruas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário