sábado, 30 de abril de 2011

331- Alimentos Termogênicos

http://www.vitafor.com.br/artigos/termogenico
Alimentos termogênicos de relevância:






















ALIMENTOS TERMOGÊNICOS:

Os alimentos termogênicos são aqueles que apresentam um maior nível de dificuldade em ser digeridos pelo organismo, fazendo com que esse consuma maior quantidade de energia e caloria para realizar a digestão. Todos os alimentos gastam energia para serem digeridos, ou seja, têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo, aumentando a queima de gordura, porém existem alguns que se destacam mais que os outros, pois induzem o metabolismo a trabalhar com ritmo acelerado, gastando assim, mais calorias, sendo estes classificados como termogênicos.

Para tais alimentos atribui-se 10-15%do gasto energético total. Para a perda de peso, o ideal é praticar exercícios físicos além de alimentar-se melhor, pois a ingestão exagerada desses alimentos pode não ser tão gratificante como esperado. Os alimentos termogênicos devem ser consumidos com o acompanhamento de nutricionistas, que determinarão, segundo as características de cada indivíduo, a quantidade correta para serem ingeridos. 

Vale ressaltar que o consumo desses alimentos não deve ser feito no período noturno para não prejudicar o sono. Além disso, sabe-se que a quantidade de cada alimento é individual e deve ser feita sob orientação profissional. O exagero no consumo desses alimentos pode levar ao surgimento de sintomas como dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais. Hipertensos e indivíduos com problemas cardíacos devem ter cuidados aumentados, pois alguns desses alimentos fazem o coração trabalhar mais rápido. Por causa da influência sobre o metabolismo, os termogênicos não devem ser ingeridos por quem sofre de problemas na tireóide.

http://www.nutricritical.com/core/files/figuras/file/Trabalho%20termog%C3%AAnicos%20Estag%20C%C3%A1ssia.pdf


Como conclusão fica a idéia de que os alimentos termogênicos são uma ferramenta do nutricionista no controle da obesidade auxiliando o tratamento dietético. É importante aliar o consumo dos alimentos termogênicos a um plano alimentar equilibrado, uma dieta hipocalórica, pobre em gorduras saturadas, incentivar os hábitos alimentares dos pacientes além da prática freqüente de atividade físicas (considerada conduta favoráveis para acelerar o metabolismo energético) tratamento médico e farmacológico se necessário.



Vamos conhecer os alimentos termogênicos:

Os mais indicados são: pimenta e pimentões; gengibre; vinagre de maçã; chá-verde; canela; guaraná em pó; linhaça; laranja; kiwi; café preto; chá mate; hortelã; ômega 3 (salmão, sardinha, cavalinha, bacalhau); algas; soja; brócolis; água de coco; mostarda; aspargos; couve; acelga; cominho; cebola; alho; e curry.

Pimenta vermelha (caiena, malagueta ou dedo-de-moça)
Aumenta a temperatura do corpo e acelera a circulação e o metabolismo em cerca de 20%.
Porção: ½ pimenta ou 3 g (em pó), 2 vezes ao dia.
Como usar: no tempero de saladas, verduras e legumes refogados, carnes e peixes.
Gengibre
Evita a flatulência e favorece a digestão. Mas nada de chupar bala de gengibre ou mastigar a raiz coberta de açúcar ou chocolate: as propriedades estão mais ativas na raiz fresca.
Porção: 1 pedaço de 2 cm, 3 vezes por dia.
Como usar: cru, refogado ou em forma de chá. Você pode espremê-lo no molho da salada, bater no liquidificador com alguma fruta (laranja, maçã, abacaxi) e acrescentá-lo no tempero de aves e peixes.
Mostarda
Antioxidante, é auxiliar no emagrecimento pela ação termogênica (transforma parte das calorias dos alimentos ingeridos em calor). Não é indicada para quem tem tendência a desenvolver cálculos renais.
Porção: 2 colheres (chá), 2 vezes por dia.
Como usar: no hambúrguer light, no sanduíche natural, no molho para salada.
Canela
Digestiva e antioxidante, aumenta a temperatura corporal acelerando a queima de calorias.
Porção: 2 colheres (sobremesa) por dia.
Como usar: no chá, café, iogurte, suco, polvilhada em sopas ou pratos com queijo gratinado e em frutas como maçã e banana.
Guaraná em pó
Tem ação digestiva e diurética, combate a formação de gases e estimula o sistema nervoso central. A cafeína atinge níveis máximos de 15 a 45 minutos após a ingestão e permanece ativa no organismo de três a sete horas. Ajuda na quebra de gordura.
Porção: 2 g, 2 vezes ao dia.
Como usar: em sucos, chás ou água.
Vinagre de maçã
Muito útil no tratamento da obesidade, ajuda na redução da circunferência abdominal.
Porção: 1 1/2 colher (chá), duas vezes ao dia.
Como usar: no tempero de saladas.
Chá Verde
Diminui a absorção de açúcar no sangue, a compulsão a carboidratos e acelera o trânsito intestinal.
Porção: 1 colher (chá), 2 vezes por dia.
Como usar: em forma de chá, de 5 a 10 minutos antes do almoço e do jantar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário