sábado, 24 de abril de 2010

115- Carnes - industrialização



O diferencial do jerked beef, nome técnico da carne seca industrializada, é o fato de ter nitrito adicionado no processamento da carne, além de ser embalado a vácuo. O nome foi sugerido pelo próprio Ministério da Agricultura quando a comercialização do produto foi aprovada, de modo a atender principalmente a demanda por carne seca no Sudeste do País.

Já a carne de sol exige clima seco para o seu preparo e por isso, só é possível nas regiões semi-áridas do Nordeste. O charque, típico do Sul do Brasil, é semelhante à carne seca. A diferença está na quantia de sal utilizada e da exposição da carne ao sol.
www.camponews.com.br/.../noticias/infocarnes.jpg

Avaliação da Oxidação Lipídica em Carne-de-Sol

O presente estudo teve como objetivo avaliar a influência do sal (NaCl) sobre o nível de rancidez da Carne-de-Sol oriunda do músculoVastus lateralis (patinho). A oxidação lipídica foi avaliada por meio do método de destilação de TBARS e a composição dos ácidos graxos por cromatografia gasosa. Após extração da fração lipídica do músculo Vastus lateralis, a esterificação dos ácidos graxos foi efetuada. A avaliação da oxidação lipídica revelou aumento significativo do número de TBARS e modificações no perfil de ácidos graxos da Carne-de-sol em relação à matéria-prima.
Lira, Giselda Macena; Shimokomaki, Massami; Mancini-Filho, Jorge; Torres, Elizabeth Aparecida Ferraz da Silva.Avaliaçäo da oxidaçäo lipídica em carne-de-sol / Evaluation of lipid oxidation in sun-dried meat. Hig. aliment;14(68/69):66-9, jan.-fev. 2000.
Efeito da salga


O cloreto de sódio é largamente utilizado no processamento industrial ou caseiro da carne, seja como condimento (palatabilizante) ou como agente conservante.

Dependendo da concentração salina e da temperatura, a adição de sal à carne faz com que essa ganhe ou perca água. Quanto maior a concentração em sal, maior será a perda.

Em baixas concentrações, a adição de sal provoca, inicialmente, um aumento da capacidade de retenção de água, entretanto, com a difusão do sal pelo interior do músculo começa a ocorrer o efeito inverso.

Com relação ao charque cabe mencionar que o sal é um elemento pró-oxidante da gordura, portanto, quanto mais gordo for o charque mais propenso este será à oxidação.

Alterações na carne processada

As qualidades organoléptica e nutricional da carne podem modificar-se em virtude de tratamentos tecnológicos e culinários.


Resfriamento


Sob esta condição desenvolve-se o processo de maturação, ou seja, a estrutura muscular vai paulatinamente sendo degradada e provocando o amaciamento.

A quebra de peso que ocorre com o resfriamento provoca um problema econômico. Essa perda diminui com a chamada dessecação pelo frio, quando há a formação de uma camada superficial ressecada que protege contra a evaporação.

Congelamento

Pode ocorrer o rompimento celular pela formação de cristais de gelo, injúria celular pelo aumento da pressão osmótica e desnaturação dos constituintes caloidais da célula. Estes problemas são comuns quando existe a formação de grandes cristais de gelo, os quais são freqüentes quando o processo de congelamento é lento. Como reflexo, a exsudação é intensa, com a conseqüente perda de nutrientes e forte injúria de tecidos.


Descongelamento

A velocidade de descongelamento também exerce importante efeito sobre a qualidade da carne. Quando o descongelamento é rápido, não existe tempo para os tecidos musculares absorverem o líquido extravasado, ou seja, quando o descongelamento é rápido ocorre maior perda de líquido.

Por esses efeitos prejudiciais à estrutura celular é que é proibitivo o processo de recongelamento da carne.

Quando o tempo de congelamento é prolongado (maior que 6 meses) é possível haver a oxidação da gordura, principalmente, aquela camada superficial, o que, além de alterar o sabor da carne, pode gerar subprodutos tóxicos ao homem.

2 comentários:

  1. Podem me indicar alguma empresa que industrialize carne de sol?

    Grato desde já!

    Marcelo Fiuza
    21.7895-3763
    21.3086-1765
    marcelofiuz@mail.com
    azuif.representacoes@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei responder a esta questão. Grata por ter colocado um comentário.

      Excluir